Worldcom cria unidade latino-americana
No dia
13/3/2001, a WorldCom anunciou a
criação de uma nova unidade de negócios que reúne
as atividades da companhia na América Latina numa única entidade
regional, chamada WorldCom Latin America, numa ação que,
segundo divulgou, "reúne a experiência e a dimensão
do principal provedor de comunicações integradas da América
Latina".
Com sede em Miami, a organização
oferecerá serviços avançados de comunicação
de dados, Internet e voz com eficácia e qualidade, sem precedentes,
a usuários que vão de clientes residenciais a corporações
multinacionais no mercado de comunicações latino-americano.
Este mercado, atualmente, é avaliado em US$ 80 bilhões e
tem uma expectativa de crescimento de 25% ao ano até 2002, de acordo
com o IDC Latin America.
A WorldCom Latin America tem o objetivo
de ampliar o alcance da WorldCom na região onde se encontram os
mais bem cotados provedores de comunicações, entre eles:
Embratel,
o provedor de comunicações do Brasil inteiro, atuando no
mercado de dados e de Internet; Avantel, servidor de comunicações
no México, joint-venture que reúne a WorldCom e o
Grupo Financeiro Banamex-Accival; SkyTel Latin America, provedor de mensagens
com operações em nove países; e Proceda, atuando no
Brasil entre os provedores de serviços de outsourcing em
tecnologia de informação. Além disso, a WorldCom Latin
America, juntamente com a Embratel e a Avantel, vai implementar a difusão
da tecnologia da WorldCom na América Latina.
A WorldCom Latin America focalizará
em primeiro lugar o fornecimento de serviços de comunicação
aos clientes nos 14 seguintes mercados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,
Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, México, Panamá,
Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. A capacidade regional
combinada incluirá:
Mais
de 100 mil clientes de dados e Internet.
Quase
11 milhões de clientes residenciais e comerciais.
Mais
de 15 mil empregados.
Rede
de fibra óptica com mais de 27 mil quilômetros.
268
pontos de rede por toda a região.
Completo
portfólio de serviços que inclui desde Advanced Wireless
Messaging até soluções fim-a-fim de IP/ATM
Extensos
cabos submarinos de alta capacidade.
Extensa
rede de satélites cobrindo a maior parte do continente.
O quadro gerencial será dirigido
por Dan Crawford, presidente e principal executivo da WorldCom Latin America,
cujas habilidades de liderança e extensa experiência em telecomunicações
têm sido fundamentais para o sucesso das operações
da WorldCom na América Latina desde 1994. Para Crawford, “a criação
da WorldCom Latin America é uma excelente notícia para os
clientes que irão se beneficiar da carteira integrada de profissionais
da WorldCom em toda a região”.
A WorldCom Latin America atingirá
todo o mercado e vai assegurar que recursos e facilidades sejam distribuídos
e implantados de maneira coordenada. Isso permitirá que novos produtos
e serviços se tornem mais rapidamente disponíveis aos clientes
e, numa plataforma padrão de serviços integrados por toda
a região.
Com a reconhecida força da
Embratel e da Avantel, a WorldCom Latin America oferece aos clientes uma
vantagem competitiva por ser o provedor mais bem posicionado para dados
avançados (advanced data) e serviços IP nos dois maiores
mercados da América Latina, isto é, Brasil e México.
Juntos, esses dois mercados representam 63% dos 29 milhões de usuários
da Internet estimados para a América Latina em 2001. De acordo com
a IDC Latin America, o número de usuários da Internet na
América Latina deve chegar a mais de 122 milhões em 2005.
“Com a abertura de grandes mercados
de telecomunicações na América Latina, a criação
da WorldCom Latin America vem num momento oportuno”, diz Hector Hernandez,
diretor de pesquisa da IDC Latin America. “Ao combinar as suas sinergias
em uma única unidade de operação para a América
Latina, a WorldCom Latin America estará preparada para competir
efetivamente, pois continua a expandir seus objetivos regionais e sua carteira
de serviços.”
A WorldCom é uma companhia
de comunicações globais para a geração digital,
operando em mais de 65 países, em 2000, com receita totalizando
aproximadamente US$ 40 bilhões. Fornece tecnologia e serviços
inovadores que são a base para os negócios no século
XXI.
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