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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/21/01 22:43:08
Supermercado do futuro 

Editoria da Revista Stores (*)
Colaboradores

A tão esperada tecnologia BlueTooth para computação sem fio (wireless) poderá ser lançada nos supermercados até 2002, segundo Dan Hopping, do Setor de Distribuição e Centro de Treinamento Executivo da IBM. A tecnologia BlueTooth elimina a necessidade de inúmeros cabos conectores para ligar computadores, telefones celulares, laptops e dispositivos portáteis. Hopping prevê que os operadores de supermercados utilizem a tecnologia como ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente. 

"A maioria dos supermercados só percebe que o cliente está na loja quando ele passa pelo caixa usando seu cartão-fidelidade," explica Hopping. "Com essa tecnologia, o supermercado poderá se comunicar com os compradores assim que eles entrarem na loja, oferecendo uma oportunidade de interferir na venda durante a compra." 

A tecnologia, que consiste em um microchip BlueTooth contendo um transceptor, vem embutida em dispositivos digitais. Usando um software chamado BlueSky, o supermercado poderá enviar mensagens de dados e voz com segurança aos clientes enquanto estes fazem suas compras, desde que o dispositivo digital do comprador - que pode ser o telefone celular ou um PDA - esteja ligado. 

"Esta tecnologia permite a gestão do relacionamento com o cliente, melhora a comunicação e transforma a loja de agente de venda do fabricante em agente de compra do cliente," afirma Hopping, prevendo que, em breve, os supermercados usarão os dados obtidos sobre as preferências e os padrões dos compradores para enviar mensagens valiosas e específicas enquanto fazem compras. 

Veggie Vision - Outra tecnologia IBM, ainda em desenvolvimento e que pode vir a ser usada nos supermercados, é um sistema visual computadorizado chamado Veggie Vision. Com este digitalizador, todo caixa - mesmo um novato, que mal consegue diferenciar uma laranja de uma mexerica - pode registrar uma cesta de frutas exóticas como se fosse um experiente funcionário. 

Este sistema é minuciosamente configurado para controlar a quantidade de luz ambiente, que pode alterar o equilíbrio de cores. Ao usá-lo, o caixa coloca os produtos sobre a superfície de vidro de uma balança embutida no seu balcão e uma câmera CCD comum capta duas imagens dos produtos: uma com luz e outra sem. 

A cor do item é analisada com as informações sobre sua forma, textura e tamanho. A seguir, o sistema indica exatamente o que está sendo comprado. Se ele não conseguir identificar o produto, o computador exibirá um pequeno conjunto de itens com imagens, para que o operador faça a escolha.

(*) Editoria da Stores - Revista da National Retail Federation. Artigo divulgado via boletim eletrônico Varejo Século 21. Esse fórum conta com mais de 1.100 participantes e o objetivo dos trabalhos é apresentar idéias, tendências, experiências e opiniões que contribuam para a melhoria do comércio varejista brasileiro.