A verdade é maior do que
as pessoas
David Siegel (*)
Colaborador
A World
Wide Web é a evidência tangível, evolutiva da expressão
humana. Não é muito diferente de um cérebro humano:
uma reunião confusa de fatos, meias verdades, inferências,
sonhos, conexões, relacionamentos, interpretações,
interpretações mal-feitas, estática e mensagens incoerentes.
Fora desse cérebro, cresce
um tipo de mente coletiva. Essa e-mind (mente eletrônica)
tem vontade e poder coletivos. É complexa, contudo apresenta padrões.
Está tanto fora quanto sob controle. É formada por pessoas
e não por softwares. E está ficando mais forte a cada
dia.
Os jornais do mundo, reunidos, são
uma expressão primitiva de uma mente coletiva. Quando algumas pessoas
elegem um presidente, estão expressando um desejo coletivo. Quando
as crianças escolhem um dinossauro roxo entre milhares de outros
brinquedos, expressam um desejo comum. A Internet, como um repositório
de todas as informações corretas e incorretas do mundo, é
uma conversação de um bilhão de pessoas. É
a mente coletiva de todas as pessoas que a tocam.
Você não pode dirigir
a mente coletiva; pode apenas segui-la. Qualquer empresa que pensa poder
criar mercado para os seus produtos está vivendo em mundo de fantasia.
A Internet funciona através de bilhões de interconexões
que, juntas, criam um todo maior do que as partes.
Imagine um cardume. Quando
um cardume nada em uma direção, certos peixes estão
na frente. Quando o bando muda de direção, outros peixes
se tornam líderes. Contudo, o grupo age como um só. Como
os peixes sabem o que fazer? O grupo observa seus vizinhos e responde às
ameaças, corrige o curso e alcança sua meta milhares de milhas
distantes - tudo sem um líder designado ou uma linha de comando
pré-estabelecida.
A economia da verdade é um
resultado direto desse nível maior de consciência conectada.
Antes da Internet, era mais fácil para as instituições
manter segredos e controlar os principais canais de informação.
A tecnologia e a demanda dividiram esses canais em milhares de cursos menores.
As pessoas incumbidas de descobrir a verdade conseguem receber as dicas
em segundos.
A verdade não causa escândalos.
As pessoas que pensam poder encobrir a verdade causam os seus próprios
escândalos. A Internet ajuda a manter as pessoas honestas como tais
e a fazer com que as desonestas pensem duas vezes antes de realizar alguma
coisa que precisarão esconder.
(*)
David
Siegel é especialista em planejamento de estratégias
de longo prazo, presidente da Siegel Vison. Artigo divulgado via boletim
eletrônico Varejo
Século 21. Esse fórum conta com mais de 1.100 participantes
e o objetivo dos trabalhos é apresentar idéias, tendências,
experiências e opiniões que contribuam para a melhoria do
comércio varejista brasileiro. |