Bill Gates divulga design do Xbox
Em seu
discurso durante o Consumer Electronics Show (CES 2001), em Las Vegas (Nevada,
EUA), o titular da Microsoft Corporation, Bill Gates, divulgou novos detalhes
de como será o console de videogame Xbox que vem sendo desenvolvido
por sua empresa. Bill Gates - que tem os títulos de diretor executivo
(CEO) e de diretor de arquitetura de software (chief software architect)
da Microsoft - mostrou o Xbox, seu joystick e ainda demonstrou dois jogos
exclusivos que destacam as capacidades gráficas do produto.
"O Xbox é o futuro do videogame",
disse o executivo. "Com essa ruptura tecnológica e incrível
capacidade gráfica, o console representará um novo padrão
na área de games daqui para frente. Isso capacita designers a desenvolver
um mundo de experiências de game que cativará a imaginação
e o espírito esportivo de jogadores como nenhum outro".
"O Xbox terá um lançamento
impressionante", contou Robbie Bach, vice-presidente sênior e chefe
da divisão Xbox da Microsoft. "Com mais de 200 empresas no mundo
criando jogos para o console, a apresentação do seu design
é apenas o começo das coisas boas que ainda virão".
Para enfatizar o poder do Xbox, Gates chamou o "The Rock", estrela da World
Wrestling Federation (WWF) e personagem do popular game WWF SmackDown!2,
da THQ Inc. e Jakks Pacific Inc.
Futurista - O design do Xbox
foi criado para capturar o poder e performance que o console trará
e é baseado nas informações de mais de 5 mil jogadores
e criadores de jogos de todo o mundo. Poderoso em sua aparência,
o console terá um grande X e uma assinatura verde Xbox posicionada
no centro. O produto inclui:
Quatro
saídas para joysticks que permitem facilmente a participação
de múltiplos jogadores na partida, além de suportar outros
periféricos como dispositivos para ativação de voz;
Bandeja
frontal para DVD;
Conector
multisinal áudio-vídeo que permite fácil ligação
de circuitos para televisões e sistemas de home theater;
Porta
de rede Ethernet com rápida ação online via conexão
broadband;
Unidade
de processamento gráfico NVIDIA (GPU), dispondo de três vezes
mais gráficos do que outros consoles;
Processador
Intel 733MHz, a mais poderosa CPU de qualquer console;
Hardrive
de 8GB para armazenamento de informações de jogos - o primeiro
da indústria de consoles.
O joystick do Xbox, que também
terá o logo, foi desenvolvido para oferecer aos jogadores máximo
controle e conforto. Seu desenho é o resultado de milhares de horas
de testes de uso. Possui controle com oito eixos, barra analógica
e gatilhos para a direita e esquerda, seis botões analógicos
sensitivos multicoloridos, dois conectores para cartão de memória
e outros periféricos, e um motor de vibração para
efeitos, acrescentando mais realismo ao jogo. O joystick possui ainda um
fio de 2,5 metros de comprimento, para dar aos jogadores mais liberdade
de movimento.
Novos títulos - Cumprindo
a promessa de oferecer um novo mundo de experiências de jogo, a Microsoft
mostrou as versões de dois títulos exclusivos para o Xbox.
Participantes do evento puderam ver cenas por meio de uma simulação
em um aparelho com 20% da capacidade do console final.
Oddworld: Munch's Oddysee,
publicado pela Microsoft como um jogo exclusivo, é o terceiro jogo
da série Oddworld. Ele se tornou um game para Xbox depois
que os criadores abandonaram outro sistema já nove meses em desenvolvimento.
Em apenas duas semanas, os artistas do Oddworld rodaram o jogo na
tecnologia Microsoft.
Malice, desenvolvido pela
Argonaut Games PLS (desenvolvedor do Croc e Croc 2), usa
as mesmas técnicas de rendering do filme Toy Story. Com um
caráter dirigido, baseado num traçado rico em detalhes no
visual, Malice é único, uma aventura de ação
em três dimensões.
Durante seu discurso, Gates também
confirmou as futuras versões de dois dos mais populares videogames
que entrarão para o Xbox: WWF Raw is War, publicado pela
THQ com Jakks Pacific e Tony Hawk Pro Skater 2x, publicado pela
Activision.
Segundo a Microsoft, "o Xbox é
a futura geração de consoles que oferecerão novas
e imprevistas experiências durante o jogo. Com performance gráfica
três vezes maior do que as mais recentes gerações de
consoles, estimula a criatividade de designers a produzir jogos desafiadores,
alegre, surpreendente e divertido."
Veja mais:
Microsoft
anuncia planos para o console Xbox |