Microsoft anuncia planos para o
console Xbox
Objetivando
garantir um melhor atendimento à demanda inicial pelo console de
games Microsoft Xbox em todo o mundo, a Microsoft Corporation divulgou
os principais elementos do plano de fabricação e logística
para distribuição do produto. A empresa vai reforçar
sua estratégia em conjunto com a Flextronics International Ltd.
para facilitar a fabricação do Xbox
em diferentes regiões do planeta. A corporação também
confirmou que pretende lançar o Xbox na América do Norte
e Japão no próximo semestre. Na Europa, no primeiro trimestre
de 2002, depois de uma análise cuidadosa do mercado para que a demanda
possa ser atendida em cada região.
"Nosso objetivo é realizar
um sólido lançamento que seja bem orquestrado e suportado",
disse Robbie Bach, vice-presidente sênior da divisão de jogos
e diretor do projeto Xbox (Chief Xbox Officer - CXO) da Microsoft. "Atender
às necessidades dos clientes
Xbox é o trabalho número 1. Depois de analisar os desafios
de suprimento e logística enfrentados pela indústria de games
nessas férias, decidimos esclarecer nossos novos planos de produção
para que possamos atender com sucesso a demanda pelo produto".
Projeto - Inicialmente, a
Flextronics vai estabelecer e gerenciar as operações regionais
de produção no México e na Hungria. Primando pela
flexibilidade, qualidade e agilidade na fabricação de produtos
eletrônicos de consumo, incluindo outros hardwares da Microsoft,
a Flextronics quer demonstrar sua habilidade de entregar projetos de fabricação
global de alta qualidade. Além disso, o plano de longo prazo da
Microsoft é abrir uma fábrica na Ásia para atender
aos mercados daquela região, incluindo o Japão.
"Estabelecendo fábricas regionais,
teremos o suporte de distribuição e serviços mais
eficientes para nossos varejistas", continua Bach. "A Microsoft é
a única fornecedora de videogame que estabeleceu um centro de produção
e distribuição na Europa. Organizando nossos lançamentos,
podemos melhor assegurar o atendimento de nossos clientes em todo o mundo".
Com quase um ano para o lançamento do Xbox, a empresa já
fez enorme progresso conseguindo suporte da comunidade de desenvolvimento
e venda de jogos, com assinatura de contratos com mais de 200 dos melhores
desenvolvedores e publicadores para criar jogos Xbox.
Em 12/2000, por exemplo, a companhia
anunciou que a Electronic Arts fornecerá
até 10 títulos durante o período de lançamento
do Xbox. Com títulos famosos como Madden NFL Football, NASCAR 2000,
FIFA e F1 2000, usará as capacidades em gráficos, áudio
e multi-jogadores do Xbox "para criar experiências eletrizantes em
jogos para os usuários". Pelos termos do acordo, a Electronic Arts
comprometerá seus estúdios em todo o mundo para o desenvolvimento
de jogos para a plataforma Xbox. Para começar esse trabalho, já
encomendou 500 Kits de Desenvolvimento Xbox (XDKs) da Microsoft.
Console - Segundo a Microsoft,
"o Xbox é a próxima geração de console de videogame
da Microsoft, criado para entregar superioridade gráfica, áudio
avançado e a mais intensa experiência em jogos disponível.
Tudo isso é possível porque o Xbox foi projetado com o objetivo
de fornecer melhor desempenho gráfico em comparação
com a mais nova geração de sistemas de jogos do mercado." |