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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/12/00 02:07:08
ABERT'2000
TV paga fatura R$ 2,9 bilhões no País em 2000 

Na cerimônia de abertura do encontro ABTA'2000, no dia 11/9, o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA), Moysés Pluciennik, traçou um quadro otimista para a indústria de TV por assinatura no Brasil. Segundo ele, o faturamento do setor deve chegar a R$ 2,9 bilhões este ano, com 100 mil novos assinantes de acesso à Internet em banda larga. Pluciennik acredita que os assinantes de banda larga saltem para 2 milhões em 2005 e os de TV paga cheguem a 7 milhões. 

"A industria de telecomunicações por assinatura já investiu mais de US$ 3 bilhões desde que começou a operar no Brasil no início da década de 90. Esperamos que, com as novas concessões e a convergência tecnológica possamos aumentar substancialmente os investimentos e o faturamento" afirmou Moysés. 

Já o presidente do Conselho Deliberativo da ABTA, Alexandre Annenberg, acredita que o grande desafio do setor é disponibilizar os serviços de telecomunicações para o maior número possível de usuários. Ele criticou a carga tributária que incide sobre a TV paga, o que compromete os planos de universalização. "Somos um dos países que mais oneram suas telecomunicações com impostos, taxas, contribuições, diretos e indiretos, que tornam os serviços de telefonia de TV por assinatura, de Internet, dos mais caros do mundo". Annenberg garantiu que é mais importante para o setor estimular a melhor utilização das redes de telecomunicações, maximizando seu uso, do que criar mais impostos. 

O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, explicou a evolução das telecomunicações por assinatura e lançou desafios para a indústria. Segundo ele, é preciso promover a introdução dos serviços de TV por assinatura em municípios de baixo potencial econômico, estabelecer um nível de competição e universalização maior, reordenar o setor de telecomunicações em face da convergência tecnológica e estimular o desenvolvimento da produção nacional. 

Renato Guerreiro fez um desafio aos técnicos e empresários presentes no painel de abertura da ABTA: que no ano 2005 seja alcançada a marca de 16 milhões de assinantes, o que representaria crescimento de 430% em cinco anos. Mas o presidente da ABTA foi cauteloso, vinculando o crescimento do setor ao crescimento da economia brasileira, "em torno de 4% ao ano no período". 

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