Com o sucesso do bonde aberto e seu
reboque, mais um veículo está sendo recuperado para voltar a circular nos trilhos santistas: o bonde fechado
apelidado de "camarão" (originalmente, era pintado em cor vermelha, daí a alcunha), que está sendo recuperado nas oficinas da Companhia de
Engenharia e Tráfego (CET).
Reforma do bonde camarão, em 12/12/2001,
nas oficinas da CET
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura Municipal
de Santos
O veículo manterá o prefixo original 40 e deverá retornar ao tráfego, na linha turística do
Centro santista, no dia do aniversário da cidade, em 26/1/2002, segundo as previsões da Companhia de Engenharia e Tráfego
(CET).
Reforma do bonde camarão, em 12/12/2001,
nas oficinas da CET
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura Municipal
de Santos
Segundo o especialista Allen Morrison, esse bonde tem origem escocesa: era o bonde com
prefixo 20 de uma encomenda de 20 veículos (com prefixos de fábrica de 19 a 38), feita em 27/2/1911 à companhia Hurst Nelson, de Motherwell,
subúrbio de Glasgow, a capital da Escócia.
Reforma do bonde camarão, em 12/12/2001,
nas oficinas da CET
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura Municipal
de Santos
Embora sendo escocesa, a Hurst Nelson tinha agentes em Inglaterra, o que gerou alguma confusão
entre os historiadores sobre a origem desses bondes, com alguns atribuindo origem inglesa aos veículos - na verdade fabricados em Motherwell. "O
bonde número 40 foi reformado muitas vezes mais tarde", explica a O Bonde aquele especialista, radicado em New York, nos EUA.
Enquanto o camarão não volta a rodar, vejam o anúncio
da Hurst Nelson... |