Usados na manutenção das linhas, no socorro a veículos
avariados, ou para outras finalidades, alguns bondes se diferenciaram totalmente dos demais, tanto na aparência como na finalidade, resultando em
imagens raras como as destes veículos: 1) Bonde
Progresso, a máquina de reparos (sobre trilhos) da antiga Cia. City:
2) Bonde irrigador prefixo 1, encomendado em 1/3/1911 à companhia escocesa
Hurst Nelson para atender a um dispositivo contratual pelo qual a empresa de bondes deveria irrigar as poeirentas ruas
por onde passassem os trilhos:
3) Bonde irrigador prefixo 2, com a marca CSIC, da The City of Santos Improvements
Company, encomendado à escocesa Hurst Nelson em 6/6/1913:
Imagem cedida pelo pesquisador Allen Morrison, de New York/EUA
4) Bonde-torre, para reparos na rede aérea de energia, já com a marca do Serviço
Municipal de Transportes Coletivos:
5) Bonde-torre, da década de 1940, usado para manutenção e reparos na rede de energia,
durante a urbanização da Ponta da Praia:
Foto: calendário/2003 da Fundação Arquivo e Memória
de Santos (FAMS)
6) Carro de socorro, construído em Santos, em atividade em 1925:
Enquanto os próximos dormentes são colocados, veja a seguir
o mapa do percurso do bonde turístico. |