Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1931.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/09/09 22:51:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Antenor Maciel Bué
De 13/4/1931 a 1/4/1932

Nome de rua no Bairro Aparecida, teve seu resumo biográfico feito pelo falecido jornalista Olao Rodrigues, na publicação Veja Santos! (2ª edição, 1975, Santos/SP):

Engenheiro civil, Antenor Maciel Bué nasceu no estado do Rio de Janeiro a 30 de abril de 1883, e faleceu em Santos a 4 de julho de 1935. Casou a 2 de setembro de 1911 com da. Carmen Peixoto Bué. Desenvolvia autonomamente sua atividade profissional. Foi prefeito nomeado de Santos, funções que desempenhou de 13 de abril de 1931 a 1º de abril de 1932. Membro do Rotary Clube de Santos (N.E.: clube que presidiu em 1931/1932).

Na 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal realizada a 26 de agosto de 1948, sob a presidência do prof. André Freire, foi aprovado o projeto de lei nº 96, de autoria do vereador Henrique Soler, dando o nome de Prefeito Antenor Bué ao trecho da Rua Aprovada nº 469, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Avenida Dr. Pedro Lessa. Em decorrência, o prefeito municipal, sr. Rubens Ferreira Martins, promulgou a lei nº 975, de 26 de agosto daquele ano.

Justificando a proposição, o autor sublinhou: "Antenor Maciel Bué foi major de engenharia, engenheiro civil e prefeito da Cidade. Como militar honrou a Pátria; como civil, dignificou a Cidade".

Quando de sua posse como prefeito, o jornal santista A Tribuna registrou numa terça-feira, 14 de abril de 1931, na pág. 2 (ortografia atualizada nesta transcrição):

O sr. dr. Antenor Maciel Bué, novo prefeito de Santos, posa especialmente para A Tribuna, logo após a sua posse, ontem. Vê-se s.s. entre o dr. Maurílio Porto e dr. A. Gomide Ribeiro dos Santos, vice-diretor geral da Prefeitura, notando-se ainda os srs. Bento J. de Carvalho Filho, Accacio Marques Leite, Romeu Esteves Martins, Henrique Cruz e Francisco Paíno, desta folha.

Foto e legenda publicadas com a matéria original

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS

O dr. Antenor Maciel Bué assumiu, ontem, o governo do município - A cerimônia de posse - Notas

Nomeado pelo governo do Estado para exercer o cargo de prefeito de Santos, em substituição ao dr. Elias Machado de Almeida, que se exonerara em virtude do dissídio político entre o Partido Democrático e o coronel João Alberto, o sr. dr. Antenor Maciel Bué entrou, ontem, no exercício daquele importante cargo.

Engenheiro de mérito, bastante relacionado em todos os círculos da sociedade santista, conhecedor das necessidades do nosso município, o novo governador de Santos realizará, certamente, uma administração eficiente, reveladora da sua capacidade e de sua probidade profissional. Por isso, a nomeação de s.s. para aquelas funções foi acolhida com gerais simpatias.

A transmissão do poder verificou-se pouco antes das 14 horas, em presença de elevado número de pessoas e funcionários da Prefeitura.

Comparecendo ao Paço Municipal, o dr. Antenor Bué foi recebido pelo prefeito demissionário, dr. Elias Machado, sendo introduzido no gabinete de s. exa.

Ao transmitir ao seu substituto o governo do município, o dr. Elias Machado, em breves palavras, fez um sucinto histórico da situação municipal e terminou por desejar ao dr. Antenor Bué uma feliz administração.

O orador, em seguida, agradeceu o concurso eficiente que o funcionalismo em geral prestou à sua administração, dizendo haver encontrado em cada funcionário um amigo dedicado.

O dr. Antenor Bué, ao receber a investidura do cargo de prefeito, agradeceu ao dr. Elias Machado os votos formulados por s.s., enaltecendo ao mesmo tempo os serviços que o seu antecessor prestou a Santos, durante o tempo em que esteve à frente dos destinos da cidade.

Por fim, o dr. Antenor Bué declarou que mantinha todas as determinações vigorantes, e terminou fazendo votos pela felicidade pessoal do dr. Elias Machado.

Achavam-se presentes à cerimônia, entre outras pessoas, as seguintes: srs. dr. Ismael de Sousa, dr. Bernard F. Browne, dr. A. Bias Bueno, Haroldo Murray, dr. Fabio de Aguiar Goulart, dr. Thomaz Catunda, dr. J. de Freitas Guimarães Júnior, dr. Leão de Moura, dr. Maurilio Porto, Octavio Ribeiro de Araujo, Bento J. de Carvalho Filho, dr. Nilton Silva, dr. Arthur de Sousa Dantas, Francisco Paíno, dr. J. Celidonio, dr. Cyro Carneiro, dr. Octavio Ribeiro de Mendonça, dr. Eudoro Berlink, dr. Braz Arruda, Adelson Nogueira Barreto, Heitor Pereira, Jayme Machado, Alvaro de SOusa Dantas, dr. Julio Barata, dr. Nilo Bruzzi, Delphino Stockler de Lima, dr. Caio Martins, dr. Dalberto de Moura Ribeiro, dr. Almir Ferreira, Henrique Porchat de Assis, Jayme Diniz, Accacio Marques Leite, Eduardo Browne, Luís La Scala, Mario Max Pavão e J. Ferreira da Silva, representando a Associação do Comércio Varejista de Santos; José Ribeiro de Araujo, José Lino Furtado de Oliveira, Tiburcio Rodrigues de Sousa, Amando Stockler Junior, João Gonzalez, Luís Domingos Braga, Adriano de Campos Tourinho, Henrique Cruz, capitão Alberto Leschaud, Pedro Oswaldo de Albuquerque Lima, Cicero Pontes, Arlindo Aguiar Junior, Antonio Pereira Franco, Manoel Augusto Spinola, dr. Omar Catunda, José Leite Barbosa, José Gaspar, Eugenio de Araujo Roso, capitão Innocencio da Costa Cruz, comandante do Corpo de Bombeiros e demais oficialidade; José Lopes Coelho, Francisco Azevedo, funcionários municipais, representantes da imprensa e outras pessoas.

Em seguida foi lavrada e assinada pelos presentes a seguinte ata:

"Ata da posse do prefeito municipal de Santos - Aos treze dias do mês de abril de 1931, nesta cidade de Santos, edifício da Prefeitura Municipal, presentes o dr. Elias Machado de Almeida, dr. Antenor Maciel Bué, funcionários municipais e demais pessoas, pelo primeiro foi dito que, tendo solicitado sua demissão do cargo de prefeito, por ser solidário com a atitude assumida pelo Partido Democrático, fazia, neste ato, entrega da Prefeitura Municipal ao dr. Antenor Maciel Bué, nomeado para substituí-lo nesse cargo, pelo governo provisório do Estado, e declarava que, conforme balancete e diário anexo, e balancete relativo ao mês de março findo, deixava em Caixa Orçamentária a quantia de 8.050:188$854; Caixa de Depósito, 254:332$981; Caixa de Pecúlios, 372:688$096; Caixa de Estampilhas, 81:000$000 (estampilhas em poder da Tesouraria); Caixa de Selos, 34:000$000 (selos em poder da Tesouraria); do numerário citado, rs. 8.299:007$476, acham-se depositados nos bancos, da seguinte forma: Banco do Estado de São Paulo, 5.8745:674$006; no Banco of London e South America Ltd., 2.453:333$470; em Caixa na Tesouraria, 378:202$455.

"Aproveitava a oportunidade, disse mais o dr. Elias Machado de Almeida, para agradecer aos funcionários municipais em geral o concurso que prestaram à sua administração, durante o curto período que permaneceu à testa dos negócios municipais, despedindo-se de todos.

"Pelo dr. Antenor Maciel Bué, novo prefeito, foi dito que, exibindo seu título de nomeação, recebia do dr. Elias Machado de Almeida a Prefeitura Municipal de Santos, e mantinha todas as ordens até agora em vigor.

E, para constar, foi lavrada esta ata que vai subscrita por todos os presentes e por mim, Henrique da Costa Cruz, funcionário municipal, que a escrevi e assino. Santos, 13 de abril de 1931. - (a.) Henrique  da Costa Cruz - Elias Machado de Almeida, Antenor Maciel Bué".

- O dr. Antenor Bué recebeu, ontem, pessoalmente e por cartões e telegramas, inúmeras felicitações por ter assumido a Prefeitura.

- O dr. Elias Machado de Almeida, depois de transmitir o governo do Município, percorreu as seções da Prefeitura, despedindo-se de todos os funcionários.

S.s. deverá seguir por estes dias para S. Paulo, onde reiniciará a sua atividade profissional.