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MAPAS DE SANTOS
Hospedaria de Imigrantes no Itapema, 1892

Antes de se pensar numa instalação para hospedar os imigrantes em Santos, os planejadores pensaram numa área próxima ao Fortim do Itapema, no Guarujá. Estas instalações tiveram destino pior que as de Santos, pois ficaram em ruínas e sem condições de uso antes mesmo de concluída a sua construção (a hospedaria em Santos foi construída a partir de 1912, mas nunca utilizada com a finalidade de hospedar imigrantes).

As instalações de Itapema chegaram a abrigar os infectados pela epidemia de febre amarela, em janeiro de 1894, conforme o relatório desse ano, apresentado em 12 de janeiro de 1895 por Tancredo Oscar de Azevedo, agente oficial de Imigração em Santos, e anexado ao relatório de 1895 da Secretaria dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo (documento preservado no Arquivo do Estado de São Paulo - acesso em 1/5/2013 - clique >>aqui<< para obter cópia do arquivo PDF). Aliás, segundo esse relatório, em agosto de 1894 "um tufão violento que varreu o litoral" e causou estragos "no telhado da Hospedaria do Itapema, parte do qual fora arrebatado, além de outros no corpo do edifício".

Em 1892, Luiz J. Varella foi encarregado de executar esta planta, em escala 1:1.000, intitulada Planta da Hospedaria de Imigrantes no Itapema com Indicação da Área a Desapropriar. O documento é preservado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para ampliá-la:

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Imagem: Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Referência: número topográfico MI_CAR_07_05_095_01_01 (acesso: 2/3/2013)

 

O documento recebeu uma anotação de 10 de fevereiro de 1909:

 

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Imagem: detalhe - Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Referência: número topográfico MI_CAR_07_05_095_01_01 (acesso: 2/3/2013)

O mapa abaixo não tem data, mas é possível estimá-la por conter no canto inferior direito o traçado da "Estação e linha da Cia. Balneária Ilha de Santo Amaro": esta empresa, que fazia o transporte dos turistas desde Santos até o Grande Hotel na vila do Guarujá, criou essa ferrovia de 9 km em 1893, quando era denominada Companhia Balneária, ganhando em 1896 a denominação que consta no mapa e passando a ser Companhia Guarujá em 1901 - donde a estimativa de que o mapa tenha sido elaborado entre 1896 e 1901.

Intitulado Planta de Parte do Sítio 'Itapema' Indicando o Terreno Pertencente á Hospedaria de Immigrantes, em escala 1:1.000, este documento também é preservado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, tendo sido preparado pela Comissão de Saneamento no Estado de S. Paulo - Seção de Santos. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para ampliá-la:

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Imagem: Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Referência: número topográfico MI_CAR_07_05_096_01_01 (acesso: 1/5/2013)

 

O Projeto de Uma Hospedaria de Immigrantes no Itapema, em escala 1:100, foi preparado por A. Galante, e inclui a data de 26/6/1937 sobre um carimbo da Secretaria da Agricultura/Seção de Engenharia Rural, sendo preservado  no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

A data 1937 pode ser referente a alguma cópia, pois foge à cronologia das tentativas de criação dessas instalações. Além disso, o carimbo da Diretoria de Terras, Colonização e Imigração do Estado de São Paulo (D.T.C.I) indica uma repartição criada em 1907 e que em 1926 passou a ser Diretoria de Terras, Minas e Colonização. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para ampliá-la:

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Imagem: Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Referência: número topográfico MI_CAR_07_05_091_01_01 (acesso: 2/3/2013)