Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/11/05 15:56:13
Clique na imagem para voltar à página principal
MAPAS DE SANTOS
Divisão em capitanias - c. 1586 e 1574

"Mapa do Brasil com as divisões em capitanias - Roteiro de todos os sinais (...) que há na costa do Brasil.

"Este mapa decorre os levantamentos hidrográficos levados a efeito cerca de 1573 e nele se encontram assinaladas todas as capitanias que serviram de base aos primórdios da colonização do Brasil. A divisão por capitanias culmina na linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas, constituindo este notável documento a prova inequívoca do rigor da cartografia portuguesa de 600.  Atribuído a Luís Teixeira, c. 1586 - Lisboa, Biblioteca da Ajuda.":


O mapa reproduzido acima está arquivado na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa, Portugal.

Texto acima reproduzido de página Web de Lusitânia com artigo sobre o Tratado de Tordesilhas assinado por José António de Arez Romão, de 1999. O autor também assina outra página Web, sobre o tema Portugal.

Em 1532, Dom João III dividiu o Brasil em capitanias, tentando incentivar o povoamento. A partir do litoral, a terra foi repartida em faixas paralelas e irregulares, doadas aos mais ilustres fidalgos da corte portuguesa.

Muito tempo depois, em 1574, Luís Teixeira desenhava este mapa (hoje na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa, Portugal), em que aparecem as capitanias hereditárias com seus respectivos donatários (do Norte para o Sul): Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Bahia, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, Paraíba do Sul e São Vicente. A Bahia, considerada capitania de Sua Majestade, era a sede do governo-geral do Brasil.

No mapa, a linha de Tordesilhas aparece deslocada dez graus para Oeste, mas é possível que o erro seja proposital, pois favorecia aos portugueses, estendendo mais para ocidente as fronteiras da colônia brasileira. Clique na imagem para ampliá-la:

Clique na imagem para ampliá-la
Imagem: Mapas Históricos Brasileiros, da enciclopédia Grandes Personagens da Nossa História, ed. Abril Cultural, São Paulo/SP, 1969. Reprodução do fac-simile existente na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, situada no Rio de Janeiro, no então estado da Guanabara