Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0434a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/30/10 16:16:24
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SÍMBOLOS
Símbolos da cidade (1)

Leva para a página anterior

Santos tem alguns ícones que se transformaram em símbolos ou logomarcas da cidade. O bonde, estilizado, já é reconhecido como um deles. Outro, é o desenho formado pelas muretas na Ponta da Praia, mais recentemente adotado também na decoração das muretas que cercam o terreno da ferrovia Sorocabana ou as que adornam as pontes sobre os canais - estes mesmos constituindo outro símbolo representativo de Santos. Sobre a escolha da marca oficial, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos enviou mensagem a Novo Milênio em 24 de outubro de 2006:

Marca turística é exposta na fachada do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos

Foto: Francisco Arrais/Comunicação Social/Prefeitura de Santos, em 23/10/2006

24/10/2006

Bonde é logomarca turística de Santos

Um bonde estilizado – a exemplo do veículo da Linha Turística de Bonde, que trafega pelo Centro Histórico de Santos - é a marca vencedora do Concurso Nacional para Criação da Marca Institucional de Turismo de Santos, que reuniu 149 trabalhos com 79 classificados. A premiação aconteceu dia 23 de outubro, na Concais, onde os vencedores Albano Soares Martins Júnior e Sandra Regina Perruci de Aquino receberam o cheque de R$ 20 mil do prefeito, João Paulo Tavares Papa, e da secretária de Turismo, Wânia Seixas. Na ocasião, foi assinado o contrato sobre direitos imateriais da marca.

Foram mais de 20 propostas com a utilização do bonde, segundo o prefeito. "Hoje o bondinho é o melhor relações públicas de Santos. Com esse concurso marcamos mais um gol de placa. Foi um passo definitivo para o desenvolvimento do turismo da Cidade. O bonde é o resgate da auto-estima". A partir de agora, a marca estará nos produtos turísticos e será divulgada no Brasil e no exterior.

Para apresentá-la a todos os santistas e visitantes, grandes banners estão expostos nos principais pontos turísticos. No Centro Histórico, há banners no Paço Municipal, Teatro Coliseu e Estação do Valongo. Outros lugares são exibidos no Orquidário e Aquário. Os 79 trabalhos poderão ser vistos em uma exposição na Estação do Valongo, entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro, das 11 às 17 horas.

Segundo a secretária de turismo, Wânia Seixas, a marca estará presente em todos os materiais turísticos e uniformes na temporada de verão.

No passo a passo da criação, a dupla vencedora trocou idéias que começaram pelo patrimônio edificado e terminaram no bonde. "Os prédios são lindos, mas muito ricos em detalhes. Por isso optamos por algo que tivesse uma leitura extremamente fácil. Tornamos o bonde mais gráfico possível", explicou Martins. Para Sandra, o tema praia pode ser explorado por toda a costa, mas o bonde é o diferencial. "O primeiro desenho era todo colorido, depois trocamos pelas cores do Bonde do Gonzaga para facilitar a identificação", complementou.

Os autores dos trabalhos classificados, do 2º ao 10º lugares, receberam miniaturas do bonde e menções honrosas. São eles: Rafael Gonzalez Martinez, Elcio Moreira, Galileo de Carvalho Giglio, Alexandre Ferreira da Silva, Fernando Morilhas, Paula Verônica Sanseverino de Carvalho, Marcia Cristina Moraes Coelho, Fernando Kozo Matsubara e Fábio Robalo Groke. As outras 69 criações classificadas ficaram expostas em 35 painéis de acrílico.

Imagem: logomarca do bonde santista

Leva para a página seguinte da série