Marca turística é exposta na fachada do
Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos
Foto: Francisco Arrais/Comunicação
Social/Prefeitura de Santos, em 23/10/2006
24/10/2006
Bonde é logomarca turística de Santos
Um bonde estilizado – a
exemplo do veículo da Linha Turística de Bonde, que trafega pelo Centro Histórico de Santos - é a marca vencedora do Concurso Nacional para
Criação da Marca Institucional de Turismo de Santos, que reuniu 149 trabalhos com 79 classificados. A premiação aconteceu dia 23 de outubro, na
Concais, onde os vencedores Albano Soares Martins Júnior e Sandra Regina Perruci de Aquino receberam o cheque de R$ 20 mil do prefeito, João Paulo
Tavares Papa, e da secretária de Turismo, Wânia Seixas. Na ocasião, foi assinado o contrato sobre direitos imateriais da marca.
Foram mais de 20 propostas com a utilização do bonde, segundo o prefeito. "Hoje o bondinho é o melhor relações públicas de Santos. Com esse
concurso marcamos mais um gol de placa. Foi um passo definitivo para o desenvolvimento do turismo da Cidade. O bonde é o resgate da auto-estima".
A partir de agora, a marca estará nos produtos turísticos e será divulgada no Brasil e no exterior.
Para apresentá-la a todos os santistas e visitantes, grandes banners estão expostos nos principais pontos turísticos. No Centro Histórico,
há banners no Paço Municipal, Teatro Coliseu e Estação do Valongo. Outros lugares são exibidos no Orquidário e Aquário. Os 79 trabalhos
poderão ser vistos em uma exposição na Estação do Valongo, entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro, das 11 às 17 horas.
Segundo a secretária de turismo, Wânia Seixas, a marca estará presente em todos os materiais turísticos e uniformes na temporada de verão.
No passo a passo da criação, a dupla vencedora trocou idéias que começaram pelo patrimônio edificado e terminaram no bonde. "Os prédios são
lindos, mas muito ricos em detalhes. Por isso optamos por algo que tivesse uma leitura extremamente fácil. Tornamos o bonde mais gráfico
possível", explicou Martins. Para Sandra, o tema praia pode ser explorado por toda a costa, mas o bonde é o diferencial. "O primeiro
desenho era todo colorido, depois trocamos pelas cores do Bonde do Gonzaga para facilitar a identificação", complementou.
Os autores dos trabalhos classificados, do 2º ao 10º lugares, receberam miniaturas do bonde e menções honrosas. São eles: Rafael Gonzalez
Martinez, Elcio Moreira, Galileo de Carvalho Giglio, Alexandre Ferreira da Silva, Fernando Morilhas, Paula Verônica Sanseverino de Carvalho,
Marcia Cristina Moraes Coelho, Fernando Kozo Matsubara e Fábio Robalo Groke. As outras 69 criações classificadas ficaram expostas em 35 painéis de
acrílico.
Imagem: logomarca do bonde santista |