Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0339b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/20/08 23:28:03
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CITY
Santos e a City (3)

Uma empresa que ajudou a transformar a cidade...
Leva para a página anterior
Serviços de transporte, iluminação, água e gás, durante décadas, fizeram com que a City tivesse um papel fundamental na transformação da realidade urbana santista. E essas funções foram destacadas em matéria publicada em 1927 no jornal inglês Times, de Londres. Cópia da publicação foi enviada a Novo Milênio em 12/12/2007 pelo pesquisador paulistano Werner Vana:

The City of Santos Improvements Company, Ltd.

Empresas de bondes, iluminação e eletricidade, gás e água

Esta antiga companhia foi registrada em 1880 e por decreto do governo brasileiro em 1882 foi autorizada a suprir a cidade com gás e água, bem como a estabelecer e operar bondes. Ela tem um negócio crescente de considerável importância e fornece gás e água, tração elétrica, energia elétrica para iluminação pública e particular e energia elétrica em Santos e São Vicente.

As fontes da água fornecida estão situadas na Serra de Paranapiacaba, em belas cercanias, distantes 12 milhas da cidade. Os serviços de água são realizados de uma forma muito substancial e a água é servida a Santos por meio de duas tubulações principais de 20 polegadas e uma de 10 polegadas. A água é de excepcional pureza e a quantidade na fonte praticamente ilimitada. O consumo de água é igual a 34 galões por dia por pessoa da população - o consumo estimado para todos os propósitos, incluindo indústrias e navegação no porto, são de aproximadamente 8 milhões de toneladas por ano.

As instalações de transporte são excelentes, a Companhia opera 50 milhas de linhas eletrificadas e em 1926 transportou não menos que 37,5 milhões de passageiros. Os bondes dão rápido e fácil acesso à Praia da Barra - a estância balneária -, havendo uma linha que se prolonga seis milhas ao longo das margens do Atlântico. Grandes extensões das linhas foram realizadas durante os dois últimos anos, sendo feito muito para estimular empreendimentos privados no desenvolvimento das linhas de subúrbios, onde a construção de residências continua acelerada. Um freqüente e rápido serviço de carros elétricos é fornecido, durante 22 horas por dia, com serviços sem-parar especiais à noite.

A empresa de eletricidade supre a cidade com luz tanto para finalidades públicas como privadas. Instalações de alguma magnitude para luz e força podem ser fornecidas, havendo oferta abundante de energia elétrica com baixos custos, especialmente para fins industriais.

A iluminação pública da cidade é parcialmente feita por meio de gás, as ruas são particularmente bem iluminadas. Um sistema de alta pressão de distribuição agora serve o distante distrito da Praia da Barra e a cidade de São Vicente, de modo que as conveniências de fogão a gás e aquecedor de água estão facilmente disponíveis.

O capital total desta empresa aumentou de £ 120,000 em 1880 para £ 1,340,700 em 1926. Desse total, há 200,000 ações preferenciais de £ 1 cumulativas de 6% cada; £ 37,300 debêntures de primeira carga e £ 109,400 debêntures dos bondes.

Leva para a página seguinte da série