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Reservatório de acumulação
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Enquanto, pelo vale do Mogy acima, a São Paulo Railway
desenvolve os seus dois sistemas de planos inclinados, um antigo e outro de recente construção, certamente os mais notáveis espécimes de tração
funicular que a engenharia engendrou, é das vertentes do Cubatão que a cidade de Santos se abastece d'água com superabundância, e em
futuro próximo colherá com profusão a potência hidráulica necessária para, convertida em energia elétrica,
mover os bondes, que sobre extensas linhas de carris percorrem a cidade e seus arrabaldes, acionar as inúmeras
máquinas e aparelhos que a Companhia Docas de Santos instalou sobre os cais, nas oficinas e nos armazéns, e trafegar, talvez, as linhas férreas de
bitola larga da mesma Companhia, cuja extensão total já se elevava a 12.800 metros em 1902.
Para o novo abastecimento d'água haviam sido analisadas as águas do rio Cubatão e de
alguns dos torrentosos riachos que nele se lançam, e procedera-se à medição das respectivas descargas em
extrema estiagem, donde resultou a preferência dada ao rio Pilões, com alguns dos seus afluentes, por satisfazerem cabalmente a todos os requisitos
exigidos. As águas captadas em pequenas represas são recolhidas a uma bacia de acumulação e decantação com dois compartimentos e da capacidade de
1.400 metros cúbicos, donde parte a linha adutora composta de tubos 0,50 m de diâmetro, com uma diferença de nível de 58 metros com relação ao
reservatório de distribuição, sito na cidade, e o desenvolvimento total de 19.448 metros.
Rio dos Pilões
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A começar do reservatório, o encanamento mestre percorre a velha estrada de rodagem do
Cubatão, ao lado da São Paulo Railway, aproveitando os pilares da ponte sobre o Casqueiro, braço de mar que
separa da terra firme a ilha, onde é sita a cidade, e no quilômetro 11 abandona a estrada, atravessando uma planície, cortada de camboas e
plantada de bananeiras, em demanda dos morros que fecham o aprazível vale do rio Cubatão; este corre
encachoeirado sobre um álveo de seixos rolados, desenrolando-se pelas suas margens várzeas fertilíssimas e em parte cultivadas, que as cheias
fluviais não atingem senão excepcionalmente.
Rio Cubatão
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A Companhia City of Santos Improvements, para mais facilmente efetuar o assentamento
dos tubos da linha adutora, construiu previamente, a partir da estação de Cubatão da São Paulo Railway, uma pequena
ferrovia, a qual transpõe sobre numerosos pontilhões com vigas de ferro, camboas e ribeirões, e sobre uma ponte metálica de dois lanços de 18,5
metros o rio principal, e acompanha o traçado da linha adutora pelo vale deste e do rio dos Pilões acima, até onde as condições de declividade do
terreno permitem a tração ordinária por locomotivas.
Represa
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À semelhança da Estrada de Ferro do Rio de Ouro no Rio de Janeiro e do Tramway
(N.E.: linha de bondes) da Cantareira na capital paulista, a via férrea presta-se perfeitamente
ao diminuto tráfego de passageiros e mercadorias, e por certo contribuirá para o desenvolvimento material dessas paragens, às quais não faltam
atrativos para tornarem-se um arrabalde freqüentado da cidade de Santos.
Graças ao Kósmos foi possível representar pela imagem alguns aspectos daquele
mimoso recanto e de alguns trabalhos nele realizados, com a fidelidade e o brilho que a palavra descritiva raramente comporta.
Alfredo Lisboa.
Falquejadores - quadro a óleo de Benedito Calixto
Figura no pavilhão brasileiro da Exposição de S. Luiz
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