Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g3d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/30/07 20:27:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1887 - pelo Indicador Santista (2-d)

Leva para a página anterior
Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1887, no seu quarto ano de edição, o Indicador Santista - 1887, de Adaucto Lima, organizado por ele junto com Vicente de Carvalho e Moraes Júnior e impresso na Typographia a Vapor do Diário de Santos, (exemplar na biblioteca da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos) publicava (grafia atualizada nesta transcrição):


Detalhe da publicação original

Crônica diária
[...]


JANEIRO - 1886

2. É exonerado, a pedido, do lugar de porta-mala do correio desta cidade, João Martins Vianna. - A delegacia de polícia, informada do falecimento repentino do súdito negociante português José Maria Carneiro, acompanhado do respectivo vice-cônsul e de um médico, verifica o óbito e arrecada os bens do falecido, que são remetidos ao juízo de ausentes.

3. As repartições fiscais rejeitam notas dilaceradas.

6. Para os lugares de praticantes da Alfândega são nomeados Antonio Augusto de Oliveira Pinto e Arthur Thomaz Coelho.

7. Na Rua Onze de Junho, uns indivíduos fazem uma grande chinfrinada, cujo resultado foi irem uns para a cadeia e outros para o hospital.

8. Um boi que devia embarcar num paquete alemão consegue arrebentar o laço e pinta o sete pelas ruas da cidade.

9. Entra a exercer o cargo de patrão-mór da capitania do porto José Bento de Almeida. - O dr. Carlos Garcia, advogado residente na capital, faz uma conferência republicana no teatro Guarany.

10. Dois tripulantes do paquete Rio Pardo, no porto, travam-se de razões a bordo e esmurram-se a valer. - Chega a esta cidade o presidente da província, conselheiro João Alfredo, acompanhado do respectivo secretário, chefe de polícia e mais pessoas, entre elas o distinto pintor nacional Victor Meirelles. - Paschoal Traquetta, às 10 horas da manhã, na Rua do Senador Feijó, dispara dois tiros de revólver sobre Antonio Cambinda e em seguida tenta suicidar-se. É preso por pessoas do povo.

15. O capitão João Pereira dos Santos dá liberdade a 3 escravizados.

16. A polícia põe as unhas em alguns gatunos que infestam a praia da Barra (N.E.: atual praia do Boqueirão).

17. Uma casa do Largo da Imperatriz, onde reside Antonio Teixeira, quase que é incendiada. O fogo foi extinto pelos vizinhos e algumas praças de polícia. A bomba da Câmara Municipal, ao sair do depósito, arrebentou uma peça, devido talvez ao muito zelo e perícia dos intitulados bombeiros.

20. Chega a esta cidade o barão de Paranapiacaba.

23. O vapor Plato, ao manobrar para sair deste porto, vai de encontro ao Bormida, que estava atracado na ponte da Royal Mail, e faz-lhe um rombo de cinco metros de extensão na altura do convés.

25. É nomeado chefe de seção da Alfândega desta cidade, Cândido José Pereira. - É removido para a Alfândega do Pará, no cargo de inspetor, o conferente da desta cidade, João Lopes Carneiro da Fontoura.

26. Um escravizado que devia seguir pelo trem da tarde amarrado para o interior, na estação da estrada de ferro opõe-se a embarcar naquele estado, no que foi apoiado por muitas pessoas. O senhor, à vista do protesto do povo, tira as cordas que arroxeavam os pulsos do infeliz, e este, tão depressa se apanha livre, dá as de Villa Diogo e ninguém mais o vê.

28. Após dolorosos sofrimentos falece o capitão de fragata Cândido Benício da Silva.

29. O domador de cobras João Miguel de Faria dá um espetáculo no Rink (N.E.: estabelecimento de diversões em Santos, misto de teatro e rinque de patinação).


[...]


O Cine-Teatro Guarany no início do século XX
Foto: acervo do cartofilista e despachante aduaneiro Laire José Giraud

Leva para a página seguinte