Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0285y03.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/05/05 10:21:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - AUTONOMIA
Autonomia e imprensa (3)

Leva para a página anterior
Historicamente uma cidade guerreira, que sempre lutou por seus direitos, ao ponto de ser marcada com epítetos como Moscou Brasileira e Cidade Vermelha, Santos foi duramente castigada pela Ditadura Militar, com a perda de sua autonomia política e administrativa, em função de seu enquadramento como Área de Segurança Nacional.

Essa história pode ser contada através das capas e principais páginas dos jornais locais. Uma seleção dessas páginas consta na obra Sombras Sobre Santos - O Longo Caminho de Volta, de Ricardo Marques da Silva e Carlos Mauri Alexandrino (ed. da Secretaria Municipal de Cultura, Santos/SP, 1988). Entre elas, a edição de sexta-feira, 15 de novembro de 1968, do extinto jornal Cidade de Santos:

Eleições hoje: vamos escolher um prefeito

O santista vai hoje escolher, pelo voto, o prefeito que virá depois do engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, o seu vice e os vereadores da nova legislatura, que começa no ano que vem. Na página 4 do 1º caderno, você encontrará os nomes dos candidatos, os locais em que funcionarão as seções e algumas informações complementares. Tome suas anotações e vote. Principalmente isso: vote.


Oswaldo Martins - Esmeraldo Tarquínio - Francisco Prado - Alfeu Brandão Praça

AO MEU POVO

Chegamos ao final da campanha: bairro por bairro, morro em morro, de rua em rua, de porta em porta - e também - de guindaste em guindaste, poça em poça, de degrau em degrau.

Assim tem sido nossa vida. Assim continuará. Jamais deixaremos de ir ao Povo e com ele conviver. Porque desejamos sentir o calor do afeto popular, o olhar dos que crêem e temos a convicção que o abraço que recebemos nas ruas, ainda é a forma, através a qual, o homem do Povo nos reconhece como dos seus.

Nosso programa: governo planejado, racional, honesto e dinâmico.

Absoluta fidelidade à vontade popular. Vocês me conhecem.

Ao meu Povo, os meus agradecimentos.

ESMERALDO TARQUINIO

O resultado da eleição foi divulgado no domingo, 17 de novembro de 1968, no mesmo jornal Cidade de Santos:

Deu crioulo mesmo, Tarquínio eleito

Está confirmado, Esmeraldo Tarquínio será o novo prefeito de Santos. A marcha das apurações, numa constante absoluta, não deixa margem a dúvidas. Foi o que previu Cidade de Santos dias antes das eleições no trabalho de sua bem informada reportagem, foi o que concluiu Cidade de Santos na pesquisa feita logo após a votação e ontem publicada na primeira página. Acertamos em cheio, não apenas na ordem dos candidatos, mas ainda - veja bem - na proporção dos números. Leia isso na página 4 do 1º caderno.


O Colégio Primo Ferreira foi o centro das atenções da cidade, ontem, e hoje continuará sendo.


É ali que se apura quem vai governar Santos e quem fará suas leis.

Leva para a página seguinte da série