Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276a0.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/25/13 22:35:14
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
O título nacional, em 1956

Leva para a página anterior
Foi em 1956 que o jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney - obteve para Santos o título de cidade mais esportiva do Brasil. Isso é relatado na matéria a seguir, publicada no jornal santista A Tribuna em 2 de fevereiro de 1956, página 8 (ortografia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

PRIMEIRA, ENTRE 2.373 COMUNIDADES BRASILEIRAS:
Santos, o "município mais esportivo do Brasil"

No concurso realizado pelo O Globo em escala nacional, a cidade de Santos colocou-se à frente com a larga margem de mais de quatro mil pontos sobre o município de Mangaratiba, segundo colocado

Mauro Massa
Da Reportagem

Comunicação feita, telefonicamente, ontem, às 15,30 horas, pelo Departamento de Promoções e Relações Públicas, de O Globo, do Rio de Janeiro, que está efetuando o concurso-enquete "Qual o município mais desportivo do Brasil?", assinalava mais um motivo de orgulho para os santistas: Santos alcançava a láurea nacional que o concurso objetivava.

Encerrou-se o certame no dia 31 de janeiro, às 24 horas.

Entre os 2.373 municípios existentes no Brasil, a classificação, após a verificação das provas e comprovantes, ficou sendo a seguinte:

  1º lugar - Santos, com........................... 18.423 pontos

  2º lugar - Mangaratiba (Estado do Rio)...... 14.475      "

  3º lugar - Campos (Estado do Rio)............   8.440      "

  4º lugar - Amoreira (Paraná)....................   7.429      "

  5º lugar - Itaocara (Estado do Rio)...........   6.982      "

  6º lugar - Nova Iguaçu (Estado do Rio)......   6.013      "

  7º lugar - Araraquara (Estado S. Paulo).....   5.820      "

  8º lugar - Sorocaba (Estado S. Paulo).......   4.987      "

  9º lugar - São João Nepomuceno (Minas)...   4.844      "

10º lugar - Palmares (Pará).......................   4.745      "

A colaboração de A Tribuna, que concretizou a apresentação dos dados referentes a Santos, foi organizada pelo nosso cronista De Vaney, numa página que se torna histórica para os foros esportivos da cidade, página que publicamos a 14 de dezembro de 1955, dando o  balanço das atividades esportivas aqui em desenvolvimento.

Paralelamente ao júbilo dos esportistas de Santos, congratulamo-nos pela iniciativa de De Vaney, cujo amor às grandes causas do esporte santista o inspirou a apresentar à Comissão Central de Esportes a contribuição ao grande concurso nacional, inserta nas colunas de A Tribuna.


A "Vila Olímpica", trecho privilegiado da terra santista,

onde se concentram os nossos esportistas

Foto publicada com a matéria

Para que se possa ter idéia do alto nível a que atingiu o município de Santos, no que também concerne aos desportos, deve ser considerado que o número de pontos por ele obtido foi de 18.423, num total máximo, possível, de 20.000 pontos. Isso quer dizer que Santos, para ser a perfeição absoluta, está distante apenas 1.577 pontos, o que pode e deve ser considerado como algo de inimitável, não só no Brasil - como ficou provado agora - como em qualquer outra parte do mundo.

O fato de Mangaratiba aparecer em lugar de destaque na classificação geral, já era aguardado de há muito. Mangaratiba é uma cidade de 10.000 habitantes, apenas - o que lhe permite quociente assaz favorável -, possuindo, no entanto, uma população flutuante - que não consta das estatísticas - de mais de 50.000 pessoas, que a procuram todos os fins de semana, vindas do Rio, e que mantêm, ali, vários clubes, muitos dos quais apresentando excelentes instalações, tais como piscinas, ginásios etc.

Também Campos, grande centro industrial, agrícola e manufatureiro, é conhecido como "cidade dos esportes", possuindo várias piscinas, diversos ginásios cobertos e magníficas dependências para todos os desportos praticados no Brasil. No entanto, Santos superou Campos por uma larga margem de diferença, o que demonstra o quanto é grande a sua eficiência nos desportos nacionais.

Todas as demais cidades e municípios classificados são grandes centros de esporte, e que pela pouca densidade demográfica em comparação com os seus vastos campos de ação desportiva, sobrelevaram-se, comparativa e proporcionalmente, a muitas capitais do Norte e do Sul do Brasil.

Santos, vencendo os melhores municípios desportivos do Brasil - note-se a diferença entre Santos e Sorocaba - inclusive as capitais, passa a ter, de agora em diante, o título de "Município mais esportivo do Brasil", o que vale por dizer: o primeiro, entre 2.373!

***

As demais apurações em O Globo prosseguiram até ontem.

A entrega do diploma e da placa de bronze à Prefeitura de Santos ocorrerá no dia 10 de março. Serão portadores o presidente da Associação Brasileira dos Municípios, sr. Osmar Cunha, prefeito de Florianópolis e o jornalista Alexandre Djukitch, representando O Globo.

A solenidade será cinematografada pela Atlântida.


De Vaney

Foto publicada com a matéria

A confirmação final só ocorreu quase quatro semanas depois, e é vista na página 11 do jornal carioca O Globo, em 29 de fevereiro de 1956 (ortografia atualizada nesta transcrição - acesso: 25/8/2013):


Imagem: reprodução da matéria original

Santos, o "Município mais esportivo do Brasil"

Concluída a apuração dos questionários respondidos, Santos arrebata a Mangaratiba a liderança da sensacional inquirição - Os 30 mais bem classificados - O Globo e Rádio Globo visitarão os dez líderes

Com a apuração do último grupo de municípios que responderam ao nosso questionário, chegamos ao final da grande enquete patrocinada pelo O Globo e Rádio Globo para a indicação do "Município mais esportivo do Brasil".

O trabalho de apuração das respostas foi dos mais árduos, requerendo muito cuidado e atenção, para que se chegasse a um resultado isento de imperfeições e a proclamação do vencedor pudesse ser feita cercada de todos os requisitos legais.

Várias e várias vezes procedemos a revisão nos questionários respondidos e agora podemos então divulgar a lista dos trinta municípios mais bem classificados, completando este nosso primeiro questionário de âmbito nacional, que se constituiu num grande sucesso, e cuja compilação pode em verdade representar o trabalho mais completo sobre os esportes no Brasil.

Santos, o vencedor

A resposta de Santos foi das últimas a chegar e requereu um minucioso estudo. O questionário respondido pela Comissão Central de Esportes, em processo remetido pela Prefeitura dentro de trâmites oficiais, constituiu uma peça documentada da pujança do município paulista, que arrebatou, na última apuração feita, a liderança mantida por Mangaratiba desde o início da grande enquete.

São números realmente impressionantes os apresentados por Santos, chegando em alguns pontos o município bandeirante a assumir a supremacia em instalações em todo o Brasil, o que é sem dúvida uma demonstração inequívoca de pujança esportiva.

Os 30 primeiros

É a seguinte a relação oficial dos trinta municípios mais bem classificados, na grande inquisição de O Globo e Rádio Globo:

Colocação Município Estado Coeficiente
  1º Santos São Paulo 18,426
  2º Mangaratiba Estado do Rio 14,478
  3º Campos Estado do Rio 8,440
  4º Amoreira Paraná 7,439
  5º Itaocara Estado do Rio 6,982
  6º Nova Iguaçu Estado do Rio 6,073
  7º Araraquara São Paulo 5,820
  8º Sorocaba São Paulo 4,987
  9º S. João Nepomuceno Minas Gerais 4,844
10º Palmeira Paraná 4,744
11º Ponta Grossa Paraná 4,675
12º Atibaia São Paulo 4,619
13º Araguari Minas Gerais 4,583
14º Lavras Minas Gerais 4,378
15º Catanduva São Paulo 4,355
16º Brodowski São Paulo 4,193
17º Carazinho R. G. do Sul 4,043
18º Três Rios Estado do Rio 3,762
19º Porto União Santa Catarina 3,638
20º Rio Piracicaba Minas Gerais 3,568
21º Miracatu São Paulo 5,546
22º Cachoeira de Goiás Goiás 5,545
23º Crisciúma Santa Catarina 3,530
24º São Caet. Odivelas Pará 3,386
25º Teresópolis Estado do Rio 2,979
26º Estrela do Indaiá Minas Gerais 2,920
27º Suzano São Paulo 2,912
28º Itajaí Santa Catarina 2,898
29º Dourado São Paulo 2,823
30º Alterosa Minas Gerais 2,787

Serão visitados os dez líderes

Com o intuito de focalizar o desenvolvimento esportivo dos municípios mais bem classificados, O Globo e Rádio Globo visitarão os colocados de 1º até 10º lugar, quando teremos então a oportunidade de verificar in loco, em grande reportagem, os pontos abordados em nosso questionário e respondidos pelos municípios em questão.

Leva para a página seguinte da série