Autoridades e empresários visitam obras do Guarany Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria
Obras já mostram recuperação do Guarany
Serviços são realizados pela Prefeitura com recursos de empresas da região
Dirigentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), empresários e autoridades do Poder Judiciário visitaram na tarde de anteontem as obras do Teatro Guarany, acompanhados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa. Eles comprovaram que a recuperação está adiantada e receberam uma boa notícia do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida: Santos deverá ser incluída no programa Monumenta.
As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos de empresas da região, por meio da Lei Rouanet. "A parte externa deve ser concluída até o final do ano", disse o prefeito.
O projeto está orçado em R$ 6.743.644,73, sendo que R$ 2.860.000,00 já foram investidos pelas empresas Telefônica, Petrobras, Cosipa/Usiminas, MRS Logística, Bunge/TCG e Coopersucar. Segundo a gerente do Instituto Cultural Usiminas, Eliane Parreiras, novo investimento está sendo avaliado.
Monumenta - A inclusão de Santos no Monumenta foi justificada pelo presidente do Iphan: "A Prefeitura tem sido atuante na recuperação do patrimônio histórico e a Cidade está qualificada para ser incluída na segunda fase do programa, já desenvolvido em 26 municípios brasileiros". O programa, do Ministério da Cultura, procura conjugar preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.
Participaram da visita o diretor do Fórum de Santos, José Vitor Teixeira de Freitas, os promotores Ana Paula Cruz e Daury de Paula Júnior, o presidente da instituição Ama Brasil, José Luiz Moura, e empresários locais.
Além de espaço para teatro, o projeto prevê escolas de artes cênicas e de música Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria
|