Bancada paulista lembrou que o túnel de Santos
tornou-se prioritário
depois da duplicação da Rodovia dos Imigrantes
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria
TÚNEL DE SANTOS
Há verba, outra vez
Pelo segundo ano consecutivo, bancada paulista no Congresso Nacional consegue
liberação de recursos para a obra considerada prioritária para o trânsito da Cidade
Rivaldo Santos
Da Reportagem
A construção do túnel ligando as zonas Leste e Noroeste
de Santos contará com recursos do Governo Federal. A bancada paulista no Congresso Nacional conseguiu incluir, no Orçamento de 2004, R$ 5 milhões
800 mil para a execução da obra, orçada inicialmente em R$ 120 milhões. No ano passado, a verba aprovada foi de R$ 9 milhões 800 mil. O dinheiro, no
entanto, acabou não sendo aproveitado pelo Município em razão do atraso na execução do projeto (ver matéria).
Por iniciativa do deputado federal Vicente Cascione (PTB), também foi aprovada uma
emenda de R$ 4 milhões para a construção do Tramo Sul do Ferroanel no Estado de São Paulo. O empreendimento facilitará o escoamento ferroviário de
cargas para o Porto de Santos.
Individualmente, os três parlamentares eleitos com votos obtidos na Baixada Santista (Cascione,
Telma de Souza e Mariângela Duarte - ambas do PT) apresentaram e aprovaram 60 emendas. No geral, foram garantidos R$ 7 milhões 500 mil para cidades
da região, incluindo o Vale do Ribeira. Da região, Santos foi o município mais beneficiado, com 23 emendas que totalizam R$ 2 milhões 585 mil.
A destinação de recursos para o túnel teve a participação do prefeito Beto Mansur. Ele
pediu ao senador Romeu Tuma (PL) a inclusão da obra no rol de propostas que seriam apresentadas pela bancada paulista: "É algo bastante positivo. Dá
uma grande força para o projeto", afirmou o prefeito diante da confirmação da dotação orçamentária para 2004.
Surpreso com a aprovação da emenda, que não foi discutida com os deputados da região,
Cascione criticou a falta de diálogo dos prefeitos com os parlamentares locais. "Estranhei que nenhum prefeito da região tenha me procurado para
pedir a inclusão de emendas no Orçamento da União. Talvez eles não precisam de nada ou não querem dar destaque ao trabalho dos parlamentares".
O vice-líder do Governo Lula na Câmara alerta que dotação aprovada não é garantia de
recurso liberado. Embora seja difícil de acontecer, por ser uma emenda de bancada, existe a possibilidade de redução de valor ou remanejamento de
verbas. "Em janeiro, vou tentar incluir a obra no Plano Plurianual (PPA) para dar mais proteção à emenda".
Não pediram |
"Estranhei que nenhum prefeito da região tenha me procurado para pedir a inclusão de emendas no
Orçamento da União"
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Vicente Cascione
Deputado federal
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Redução - Antes do Congresso Nacional bater o martelo em R$ 5 milhões 800 mil
para o túnel, a bancada paulista chegou a apresentar emenda de R$ 100 milhões para o projeto. Depois de muita negociação, ficou acertada uma redução
em mais de 90% no valor inicialmente proposto.
Na justificativa da emenda, a bancada informou que o túnel tornou-se prioritário
depois da duplicação da Rodovia dos Imigrantes. Segundo os deputados paulistas, a segunda pista (entregue
em dezembro de 2002) fez com que o município de Santos absorvesse "todo volume de tráfego de veículos leves que se destinam à Baixada Santista".
A emenda também destaca que a obra será uma alternativa para desafogar o trânsito na
entrada da Cidade, onde se concentra um grande movimento de caminhões que transportam cargas para o Porto de Santos.
Principais emendas aprovadas |
Bancada paulista
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Valor (R$) |
Título |
5 milhões 800 mil |
Obras de Desenvolvimento Urbano na interligação Leste/Oeste de Santos |
12 milhões |
Construção, ampliação, reforma de estabelecimentos penais |
14 milhões |
Construção do Rodoanel Metropolitano/Trecho Sul |
4 milhões |
Construção do Tramo Sul do Ferroanel |
7 milhões 403 mil |
Recuperação e ampliação das instalações e equipamentos das universidades federais |
5 milhões |
Ações de infra-estrutura em municípios do Vale do Ribeira |
4 milhões 900 mil |
Melhoria das condições de habitabilidade em municípios |
Obs.: Todas as emendas aprovadas da
bancada paulista, totalizando R$ 155 milhões 614 mil, estão disponíveis no site
www.camara.gov.br
Fonte: Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização |
Construção é considerada prioritária desde 1994
Considerada prioridade desde 1994, a construção do túnel ligando as zonas Leste e
Noroeste de Santos já se transformou em uma longa novela, cuja história está longe de chegar ao final. Na cena atual, a Prefeitura tenta concluir a
licitação do Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto sobre o Meio-Ambiente (EIA-Rima).
Prometida para o final de setembro deste ano (ver quadro), a
licitação está atrasada. Só deverá ser finalizada no primeiro trimestre de 2004. Se não houver novos atrasos, o EIA-Rima ficará pronto antes do
final do primeiro semestre. O documento é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU), para cancelar a suspensão do repasse das verbas
orçamentárias aprovadas pela bancada paulista em 2002.
Para entender o enredo da história do túnel, é preciso reprisar alguns capítulos. Em
12 de janeiro de 2002, o prefeito Beto Mansur anunciou, em A Tribuna, que o edital para o projeto executivo da obra seria publicado em 90
dias.
Empolgado com a aprovação dos recursos da União, Mansur até deu prazo para a entrega
do empreendimento. "Quero iniciar este ano (2002) e entregar (o túnel) para a cidade em dois anos, ainda no meu mandato", disse na época.
Um ano depois, mais precisamente no dia 3 de janeiro de 2003, o prefeito fez novas
previsões. O início das obras ficaria para 2004, ou seja, no último ano do seu segundo mandato.
Na mesma reportagem, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Carlos Silva
Gonçalves, anunciava que a desapropriação dos imóveis (ainda não realizada) estaria concluída até o final do primeiro semestre deste ano.
Não deu |
"Quero iniciar este ano (2002) e entregar (o túnel) para a Cidade em dois anos, ainda no meu mandato"
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Beto Mansur
Prefeito
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Final desconhecido - Orçada em R$ 120 milhões e com prazo de execução em 28
meses, a obra despertou o interesse de 73 empresas, que adquiriram os envelopes da licitação. Depois de concluído, o túnel terá 1.350 metros e
interligará a Rua Dom Duarte Leopoldo Silva (Marapé) e a Avenida Francisco da Costa Pires (Zona Noroeste), no limite entre São Vicente e Santos.
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Gonçalves: desapropriações
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Mansur: sem novos prazos
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Fotos: Arquivo, publicadas com a matéria
Cronograma |
Data |
Manchete |
11/1/02
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Túnel entre Santos e São Vicente é a solução |
12/1/02
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Prefeitura assume construção do túnel ZN/Orla |
27/1/02
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Presente a Santos será o novo túnel |
11/3/02
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Interligação viária não sai do papel |
4/5/02
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Túnel interessa a 73 empreiteiras |
20/5/02
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Licitação do túnel da ZN é adiada de novo |
12/6/02
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CET aposta em túnel e Avenida Perimetral |
11/8/02
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Concorrência da obra continua suspensa |
31/8/02
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Posella promete túnel e universidade pública |
4/9/02
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Parecer do TCU atrasa licitação |
12/9/02
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Túnel Leste/Noroeste vai ser o tema de audiência |
10/10/02
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Concluída outra licitação para o túnel |
3/1/03
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Executivo não poderá contar com recursos da Cide |
3/1/03
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Gastos com desapropriações ainda não estão estipulados |
3/1/03
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Obras do túnel Leste/Noroeste devem começar apenas em 2004 |
21/2/03
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A extensão do impacto |
25/2/03
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Desapropriações preocupam moradores do Marapé |
14/8/03
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Primeira licitação do túnel deve terminar em setembro |
Fonte: Arquivo A Tribuna |
Prefeito pretende começar a obra em 2004
Não entregar o túnel pode ser uma das frustrações do prefeito Beto Mansur, que tinha
intenção de inaugurar a obra ainda no seu mandato.
"Não é por que não vou cortar a fita da inauguração, que deixarei de fazer nada", diz
Mansur, que pretende iniciar a construção no segundo semestre de 2004. "Alguém precisa começar".
Mansur admite que a exigência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto
sobre o Meio-Ambiente (EIA-Rima) atrasou o projeto. Ele, porém, prefere não encontrar culpados pela não-conclusão do túnel. "Se o estudo está na
lei, temos a obrigação de fazer".
Segundo Mansur, a licitação será retomada com a conclusão do EIA-Rima. Desta vez, mais
cauteloso, ele não quis antecipar os próximos passos do projeto, muito menos o final da novela do túnel. "É muito difícil dar uma data", resumiu
Mansur.
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Mansur diz que a exigência do EIA-Rima atrasou o projeto
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Como será - Além do túnel, o empreendimento prevê a implantação de complexo
viário, com a ligação feita a partir da Avenida Penedo, próximo ao Canal Sambaiatuba, acompanhando a divisa de Santos com São Vicente, pela Rua Dr.
Haroldo de Camargo, no Jardim Rádio Clube. Na seqüência, passa pela Avenida Francisco Costa Pires, contornando a Praça Estado de Israel, indo até a
Avenida Eleanor Roosevelt, na Vila São Jorge.
A partir deste pronto, o traçado se desenvolve em túnel sob os morros Embaré e Marapé,
até chegar na Avenida Nilo Peçanha, onde será utilizado o sistema viário existente.
Reprodução publicada com a matéria
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