Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y19.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:47:43
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [19]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[19] Capela do Hospital Guilherme Álvaro

Existiu uma pequena capela na instituição que foi demolida para as adequações do Hospital, sendo feita uma em forma de cubo no pátio do estacionamento, muito imprópria e inacessível em dias de chuva para os fiéis poderem fazer suas preces;

Havia dentro dessa capela uma pequena imagem de São Sebastião, cujo paradeiro é mistério, desde que uma igreja protestante passou a utilizar a mesma para seus cultos durante um tempo.


Capela interna do hospital

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 8/2/2012

 


Interior da capela interna do hospital

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 8/2/2012