Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:47:11
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [11]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[11] Capela de Santa Luzia

Situava-se na sede da Associação Amigos dos Cegos de Santos (que mudou de endereço e de nome, agora é Casa da Visão, fundada em 31 de julho de 1985), numa casa muito antiga que existia na Avenida Conselheiro Nébias nº 649.

Esse imóvel (defronte à Rua Machado de Assis) foi adquirido pela Universidade Santa Cecília (UniSanta), o que possibilitou à instituição beneficente se transferir para um novo imóvel na mesma avenida (nº 267), muito maior, mas sem a capela que a fundadora mantinha em um cômodo e tinha grande devoção.

Nessa capela podiam ser vistos, nos anos 1980, seu genuflexório e a imagem de Santa Luzia com aproximadamente 60 cm.

Local da antiga Associação Amigos dos Cegos de Santos, depois usado como estacionamento
Imagem: Street View/Google Maps, em abril de 2011 (acesso em 1/12/20120