Imagem: capa da publicação original
A capela de Santo Antonio do Embaré
Luiz de Moraes Carvalho
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A atual Capela do Embaré
a antiga Capelinha do Embaré de há quarenta anos, o que se vê hoje bem se pode chamar uma
igreja.
Restaurada, ampliada, reformada e reconstruída, o transeunte da praia admira o edifício harmônico e sóbrio, que a piedade de uns, a devoção de outros, e a generosidade de muitos elevou àquela
altura.
A capela atual acha-se reconstruída sob o plano feliz de Maximiano Hehl, e obedece, nos traços gerais, ao estilo gótico, vendo-se as pequeninas ogivas e rosáceas, e a torre com
pára-raios, de vinte metros d'altura. Encarregou-se das obras o operário português Manoel Gonçalves, de modéstia e competência superiores, dirigindo-as e fiscalizando-as o notável arquiteto Edmundo Krug.
A capela mede agora vinte e três metros de comprimento por seis metros e vinte de largura. Na frente destaca-se em pequeno nicho o orago St. Antonio, colocado por cima da rosácea
central, com vidros e vitrais da grande casa Conrado Sorgenicht.
Interiormente a capela causa uma funda impressão. Em vez de paredes brancas e nuas, um grande artista austríaco, Steinbacher, pintou-as com um esplêndido vigor. Como em suntuosas
catedrais européias, como até no mosteiro de São Bento, em São Paulo, estão as capelas do Santíssimo, e rev. abade, aqui, na do Embaré, as decorações murais são de cor e ouro com ornatos e desenhos floreados e neo-góticos, donde sobressaem em
quadros, a fresco, os quatorze passos do Senhor. Separa a capela-mor da nave central um enorme arco gótico que deixa ver o fundo ricamente colorido onde está o altar de mosaico, oferecido pelos Rr. Pp. do Sagrado Coração de Jesus de Santos, com o
crucifixo de prata, soberbo presente do sr. coronel Ribeiro da Costa.
A atual Capela do Embaré
Foto publicada na obra original
Sobre a entrada estende-se o coro com espaço para quarenta ou cinqüenta músicos. No teto, cercado por uma mimosa folhagem colorida, fixou-se um tríptico de assunto religioso.
Entre o mobiliário, todo novo, ergue-se o púlpito d'embuia com flores entalhadas, generosa oferta dos srs. Quíncio Peirão, conhecidos e respeitáveis práticos da barra, e os magníficos
bancos brindados pelo sr. Manoel Rodrigues da Silva.
A capela é profusamente iluminada a luz elétrica, tendo sido a instalação feita gratuitamente pelo distinto cavalheiro Carlos Nunes, o simpático industrial e interessado da casa Byigton.
Para chamar às cerimônias, há cinco sinos no campanário que vibram pelo espaço o amor de Deus.
Acha-se, pois, guarnecida de todas as galas e alfaias religiosas a antiga capela do Embaré.
Tão intenso e produtivo resultado deve-se sobretudo à tenacidade do padre Gastão, que lhe quer tanto como à própria vida, e ao auxílio e proteção ilimitados do generoso povo santista.
Seria extensíssima e brilhante, mas não cabia nas proporções a que temos de reduzir estas páginas, a lista das pessoas que, direta ou indiretamente, com brindes e presentes, quer com esmolas e subscrições avultadas, levaram ao fim esta cruzada.
Mencionamos algumas, aquelas de que mais facilmente colhemos informações, e que muito se esforçaram para este fim. Muitas, muitíssimas mais havia a quem dar um voto de perpétua gratidão,
mas é-nos absolutamente impossível continuar. Que se gravem ainda aqui os nomes das dedicadas e virtuosas senhoras d. Olympia Vieira Coelho e d. Alzira Campos Assumpção, como das mais prestimosas e interessadas na capela, e de Abdias Maracajá o
infatigável amigo e propagandista, que tão relevantes serviços empregou.
E para dar as últimas notas em que se reúnem simultaneamente a religião e a beleza, o espírito da moral e a mocidade bondosa, temos que recordar a gentil senhorita Odette Gomes, mimoso
ser feminino que se impõe por um elevado caráter e uma sublime grandeza de crença, e que angariou grandes recursos no five o'clock tea que promoveu no Miramar, recinto obrigado das reuniões seletas. Seguindo-lhe a
iniciativa altruísta, a notabilíssima pianista d. Izabel Azevedo von Schering que é uma glória do Brasil, deu parte da receita do seu último concerto em favor da capela do Embaré.
Começamos estes apontamentos por uma homenagem de respeito e saudade aos mortos que fundaram a capela.
É justo que terminemos por um hino de graças, vibrante e comovente, aos vivos que continuaram e desenvolveram a obra modesta mas cheia de unção em louvor de Deus.
"A cruz é o amparo dos que padecem"
Pinheiro Chagas
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