Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173u2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/12 10:42:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
TV Santos (F. C.)

Leva para a página anterior

Também com temário relativo ao Santos Futebol Clube, surgiu em 2010 a TV Santos (não confundir com a homônima TV Santos de 1957), que em 31 de dezembro de 2011 distribuiu este comunicado à imprensa:

 


Foto: Hugo Genaro/Divulgação Santos FC

 

Santos TV beira 40 milhões de visualizações e encerra 2011 como líder mundial de audiência no YouTube

A Santos TV surgiu no início de 2010 e já no primeiro ano de existência ultrapassou 10,7 milhões de visualizações. Em 2011, o canal tornou-se um dos pilares da estratégia para internacionalizar a marca do Clube. E a aposta deu certo. A audiência cresceu 260% - pouco mais de 28 milhões de visualizações no ano – e o canal chegou ao posto de líder mundial de audiência no YouTube entre os clubes de futebol. No total, 38,8 milhões em dois anos. Em números absolutos, o canal só perde para os de Milan, Barcelona e Real Madri, que foram criados há mais de 5 anos.

Para desbancar estas grandes equipes – que também mantêm canais do YouTube -, a Santos TV teve uma estratégia ousada. Em vez de tentar competir com os veículos jornalísticos, a opção foi adotar uma linguagem específica para conteúdo em web, que seria naturalmente seria compartilhado pelos usuários.

"Todo torcedor quer conhecer a intimidade de seus ídolos. Então, nos especializamos em registrar momentos exclusivos como bastidores de jogos, treinos e viagens. Mas nosso diferencial foi formatar este conteúdo pensando no comportamento do usuário de internet, que instintivamente compartilha o conteúdo que lhe agrada. Assim, a Santos TV é o elo de nossos perfis oficiais nas mídias sociais", explica Diogo Venturelli, coordenador e editor da Santos TV.

Além da linguagem moderna, o desempenho da equipe – campeã paulista, da Copa Libertadores e vice no Mundial de Clubes da Fifa - e a projeção internacional de alguns de seus jogadores (entre eles Neymar e PH Ganso) também impulsionaram o crescimento da Santos TV. A média mensal de audiência desde a criação do canal, há dois anos, é de 1.159.157 exibições. Considerando apenas 2011, este número salta para 2.338.246 visualizações.

"Contamos com o bom momento do time, mas também buscamos um salto de qualidade. Na parte técnica, investimos em equipamentos para a produção de vídeos em HD. Em relação ao conteúdo, iniciamos a produção de conteúdo com legendas, titulos e tags em outros idiomas, em razão da nossa participação no Mundial de Clubes no Japão. Por exemplo, os vídeos com legendas em japonês já se aproximam de 150 mil exibições", explicou Arnaldo Hase, coordenador de Comunicação do Santos FC.

 


Foto: Hugo Genaro/Divulgação Santos FC
 

#SantosInJapan - O desempenho da Santos TV em 2011 também foi turbinado pela estratégia de comunicação para o Mundial de Clubes da Fifa. O clube enviou dois profissionais ao Japão e os vídeos produzidos por esta equipe durante o torneio já se aproximam de 700 mil exibições.

Antes da competição, outro sucesso foi uma série de vídeos nos quais os jogadores do Peixe se apresentaram em japonês. Este material também ganhou versões com legendas inglês e português que, somadas, já ultrapassam 100 mil visualizações. No total, o conteúdo relativo ao Mundial já teve mais de um milhão de exibições, sendo que mais de 115 mil vieram do Japão (a média mensal até outubro era de 30 mil).

"Assim, como já se tornou comum no Brasil, o conteúdo da Santos TV também foi reproduzido por inúmeras emissoras de televisão de todo o mundo durante o período do Mundial de Clubes. Assim, o clube conseguiu potencializar a exposição internacional, principalmente na Europa e Ásia, que são mercados onde pretendemos fixar nossa marca", completou Hase.

 


Foto: Hugo Genaro/Divulgação Santos FC
 

Parceria com o YouTube - Atualmente, a Santos TV é líder mundial na média mensal de audiência entre clubes de futebol. Criado há dois anos, o canal tem em média 1.591.157 exibições por mês, índice 50% maior do que o segundo colocado, o Barcelona (1.023.946 views/mês). Em seguida estão Milan (942.328 views/mês) e Real Madrid (742.245 views/mês).

Com o sucesso, em agosto passado, o Santos FC foi o primeiro clube do Brasil e um dos poucos do mundo a se tornar parceiro Premium do YouTube. Com a parceria, a primeira mudança foi relativa aos ganhos com publicidade, já que além da receitas obtidas com o Google AdSense, o clube teve permissão para trazer seu próprios patrocinadores para o canal.

"Além dos ganhos financeiros, a condição de parceiro Premium nos trouxe melhorias técnicas. Podemos postar vídeos de longa duração, nosso conteúdo ganhou destaque na homepage do YouTube e passamos a contar com uma ótima plataforma para transmissões ao vivo. Durante o Mundial do Japão, inovamos ao transmitir entrevistas e treinamentos em tempo real, que nos deu a chance única de interação imediata com o nosso público", disse Arnaldo Hase.

Crédito das fotos: Hugo Genaro / Divulgação Santos FC
-- Rafael Miramoto - Mtb. 48.635/SP

Assessor de Imprensa do Santos FC

rafael.miramoto@santosfc.com.br

MSN: rafamiramoto@hotmail.com

TEL: (13) 3257-4111


Foto: Hugo Genaro/Divulgação Santos FC


Área de multimídia SantosTV do site oficial do Santos Futebol Clube

(dias após a obtenção do vice-campeonato mundial no Japão)

Imagem: captura de tela - acesso em 1/1/2012


Canal SantosTV no YouTube

Imagem: captura de tela - acesso em 1/1/2012

Leva para a página seguinte da série