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TV REGIONAL
Mudanças no controle
Na próxima quinta (31), a TV Brasil deixará de transmitir o SBT e passará a ser a Band na Baixada Santista. Já em 5 de abril, será a vez da VTV trocar o sinal da RedeTV! pelo da emissora de Sílvio Santos
Lincoln Chaves
Da Redação
A partir desta semana, o telespectador da Baixada Santista verá uma verdadeira dança no controle remoto do televisor. Na quinta (31), a TV Brasil, atual retransmissora do SBT, passará a transmitir o sinal da Rede Bandeirantes de Televisão na região. Já em 5 de abril, a emissora do empresário Sílvio Santos passará a ter como parceira na Baixada Santista a Rede VTV, que atualmente transmite o sinal da RedeTV!.
O caminho que tomará a TVB é distinto do que se deu com a emissora, de propriedade da família do falecido ex-governador Orestes Quércia, no interior paulista, onde a troca foi do SBT para a Record. Em Santos, a TV do Povo Ltda., empresa que comanda a TVB, é concessionária do canal 12 VHF, que passará, a partir de dia 31, a transmitir a programação da Bandeirantes.
Por sua vez, a VTV ocupará os canais mantidos pelo SBT, garantindo a continuidade da programação regional da emissora. A RedeTV!, que chegou à região em 2002, três anos após seu surgimento, não sairá do alcance da grade de TV regional, mas ficará temporariamente sem afiliada na Baixada Santista, podendo sr encontrada nos canais 14 UHF e 27 UHF.
Setor publicitário - Um mercado que observa atentamente o desenrolar das mudanças nas TVs regionais é o publicitário. O cenário, no entanto, ainda é visto como nebuloso por profissionais do setor comercial. Em especial, o da mudança da VTV para o SBT, que deixará a RedeTV! "órfã" na região.
As principais dúvidas estão no fato de que TV Brasil e VTV ainda não disponibilizaram às agências as novas grades de programação e preços.
Responsável pelo departamento de mídia da Craion Publicidade, Marcela Nogueira reforça que as certezas só ocorrerão quando as fusões se concretizarem. Para ela, o cenário não prevê grandes alterações, por exemplo, na transição da TV Brasil do SBT para a Bandeirantes.
"Pelo que nos passaram, não haverá mudanças significativas na programação, e os programas de varejo continuarão, até pelo fato da TVB estar entrando com algo que a Band não tinha muito, que é a área de vendas", explica.
Já Carlos Honorato, da agência Firemídia, avalia que as alterações poderão ter perspectivas até positivas, pelo surgimento de novas opções para vendas publicitárias após as fusões.
"Por exemplo, poderemos vender futebol regionalmente na TVB e vender programas informativos como o Canal Livre. Mesmo não acreditando em uma mudança drástica no mercado, vemos um cenário futuro positivo", destaca.
A saída da RedeTV! e a vinda da Bandeirantes, na visão de Honorato, não é uma perda para o mercado na Baixada. Para ele, os índices nacionais e regionais de audiência da Band são mais expressivos que os da RedeTV!. Além disso, segundo ele, haverá possibilidades para além do meio TV. "Acreditamos que, em um segundo momento, teremos outras facilidades em negociar veiculação regional com emissoras de rádio do grupo, como a Rádio Bandeirantes e Sulamérica Trânsito", avalia.
As maiores dúvidas reinam na mudança da VTV para o SBT. Nem tanto pelo cenário comercial com a emissora de Sílvio Santos, mas principalmente pelo que se desenha com a RedeTV!. A saída da retransmissora fará com que as agências publicitárias tenham que negociar diretamente com a sede da emissora, em São Paulo, onde os custos na grade são bem mais elevados.
"Clientes nossos veiculavam anúncios a custos regionais no intervalo de programas nacionais, de boa audiência, como Pânico na TV (domingos) e Superpop (segunda a sexta-feira, em horário nobre). Um deles, para atingir a um público jovem, era encaixado nos intervalos do Pânico, por exemplo. Mas essa saída (VTV deixando a RedeTV!) vai dificultar esse processo", admite Marcela. "De qualquer forma, ainda é tudo muito incerto", destaca.
Honorato também concorda que haverá dificuldades na manutenção de anúncios na RedeTV! nacional, mas pondera: "É importante salientar que o alcance em termos de audiência também é muito maior. Os clientes de grande porte sentiram menos a mudança, mas acredito que se o público alvo dele estiver em um programa da emissora conseguiremos manter mesmo em nível nacional", considera.
"Mas acreditamos que em razão do momento de expansão que a região vive, em breve a RedeTV! voltará a ter uma afiliada regional e programas próprios, a exemplo das outras", conclui o responsável pela Firemídia.
MUDANÇAS - Mansur: programação regional será dividida com a praça de Campinas Foto: divulgação, publicada com a matéria
Troca é positiva, garante Mansur
A partir da madrugada de 4 para 5 de abril, a VTV deixará de atuar junto à RedeTV! e passará a retransmitir a programação do SBT - cuja afiliada, a TV Brasil, mudará para a Bandeirantes na quinta (31).
A VTV seguirá com o canal 46 UHF, em Santos, e ocupará o canal 19 da NET, utilizado pela emissora de Sílvio Santos - o 21 continuará sendo da Rede TV!, que agora transmitirá seu conteúdo de rede nacional para a região.
Em entrevista ao Boqueirão, o diretor-presidente da VTV, Gilberto Mansur, afirmou que troca da RedeTV! pelo SBT é positiva pela possibilidade de ampliar o alcance de audiência e de confirmar expansão da emissora na região de Campinas, que será área mais focada pela emissora na transição. Vale lembrar que a TV Brasil - cuja sede principal é em Campinas - passou a transmitir a Record naquela região desde o início
do ano.
Jornal Boqueirão - Por quê a mudança da RedeTV! para o SBT?
Gilberto Mansur - Sempre tivemos uma relação muito positiva com a RedeTV!. Acreditamos ter feito um trabalho positivo com eles. Quando colocamos o sinal da VTV em Santos, a gente pensou: ou ficávamos por aqui e formávamos uma emissora regional ou expandíamos. Essa expansão, de alguma maneira, foi boa para VTV e RedeTV!. Então, tivemos um contato com o SBT há alguns meses. A saída da TV Brasil nos surpreendeu, mas foi uma coisa interessante, porque a gente ganharia uma audiência a mais - SBT tem 10 vezes mais audiência. Teríamos também um trabalho diferenciado no que diz respeito às afiliadas. Porque nós éramos a única afiliada da RedeTV! em São Paulo. Não havia uma política de afiliados, diferentemente de SBT, Record ou Globo, que já tinham um trabalho nessa linha.
JB - De quem partiu a procura pela afiliação?
GM - Eu acho que a procura veio de ambas as partes. Quando soubemos que houve o rompimento, houve um corre-corre, tanto da parte deles - talvez até mais deles - quanto da nossa. Porque a única televisão regional que tem canal em Santos e Campinas é a VTV. Juntamos todas essas formas e alcançaremos 61 cidades, juntando os canais da VTV com os do SBT. Serão mais de 6 milhões de telespectadores, pessoas que poderão ser captadas. Cidades importantes como Campinas, Americana, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Mogi-Guaçu, Paulínia, Piracicaba... Várias cidades importantes. Então há uma audiência de quase 2 milhões de pessoas só na Baixada Santista, e mais de 4 milhões no interior. Fora isso, há as pessoas que vêm nas férias e que vão captar nosso sinal.
JB - Na prática, o que muda na programação?
GM - Na realidade, estaremos mais em Campinas que na Baixada Santista. Estaremos com a estrutura mais voltada para lá, mas não deixaremos a Baixada Santista. Mas vai mudar toda a grade de horários. Porque o SBT tem uma programação que não te deixa fazer o que a RedeTV! deixava no que diz respeito a horários. O SBT tem toda uma programação já pronta. Vou ter 4 horas e 25 minutos nossos, com 25 minutos de Jornalismo e outras 4 horas, as quais poderei alocar para clientes.
JB - Como serão esses minutos dedicados ao Jornalismo? E aos demais programas?
GM - A idéia é fazer um jornalismo 80% voltado ao interior e 20% para cá. Tive que fazer uma opção, porque há somente uma geradora. Vou gerar para Campinas e espalhar o sinal para a Baixada Santista. Futuramente, com uma outra geradora, teremos uma programação voltada somente para Santos. Teremos um jornalismo moderno, dinâmico. De alguma maneira, nós fomos pioneiros no jornalismo em pé na região. Começamos a modificar esse formato do jornalismo por aqui, antes com pouca e agora com bem mais audiência. E fomos reconhecidos. Mas, por exemplo, não vamos deixar de passar nossos programas-chave, como o Destaque (jornalismo social) e o VTVendas. No Destaque, vamos tentar dividir metade Campinas, metade Santos.
JB - O que pode ser dito quanto ao fim dessa parceria com a RedeTV?
GM - É importante frisar que sempre fomos parceiros (VTV e RedeTV!). Não houve tumulto. Vamos somente para uma nova etapa. Só para você ter uma idéia, somos o único afiliado paulista, até dia 4, e a RedeTV! não tem muito essa característica (de ter afiliados). E nós, como afiliados, precisamos desse respaldo da rede. Porque o afiliado, de alguma maneira, não é só a expansão. É necessário uma relação com a emissora. E a gente não estava tendo uma relação interessante com a RedeTV!. Então foi um momento bom para eles, pois agora poderão expandir o sinal da maneira que eles querem, e nós expandiremos como queremos, desta vez com o SBT. (LC) |