Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y10b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/17/08 20:01:22
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Sesc - Serviço Social do Comércio (B)

Leva para a página anterior

Texto publicado no Almanaque de Santos para 1959 (1ª edição, 1959, Santos/SP - exemplar no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio - SHEC), páginas 101 e 109:


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Serviço Social do Comércio

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma entidade criada e mantida pelo Comércio, com o objetivo de proporcionar, aos comerciários e seus dependentes, melhores oportunidades, propiciando-lhes os meios necessários.

Em Santos, à Av. Cons. Nébias, 313, em magníficas instalações, no Centro Social "Horácio Rodrigues", mantém o SESC diversos e valiosos serviços, destinados à numerosa classe dos comerciários.

O Serviço Odontológico e dos mais perfeitos, atendendo com absoluto êxito os beneficiários e famílias que dele se servem. O sistema de hora marcada, absolutamente respeitado e prestigiado pelos próprios interessados, evita os aborrecimentos causados pelas longas demoras nas salas de espera. O alto nível técnico dos cirurgiões dentistas, admitidos mediante rigorosos exames, é uma garantia.

No setor dos Cursos Populares, as dependentes dos comerciários recebem aprimorado preparo para a vida no lar, tornando-se capazes ou ampliando sua capacidade, através de cursos de Corte e Costura, Bordados, Artes Domésticas, Confeitaria e Modelagem de Bolos, Salgadinhos, Docinhos, e Música (Piano, Violão e Harmônica).

Os esportes, dentro dos sadios princípios de que "o principal não é vencer, mas competir", merecem do SESC especial atenção, com a realização de torneios, campeonatos e competições de todas as modalidades.

As atividades culturais da entidade são amplas, a começar pela Biblioteca, cujo número de volumes e principalmente a seleção das obras são um convite a todos aqueles que têm direito a usufruir as vantagens proporcionadas pelo SESC. O Teatro Amador e Infantil, além de despertar vocações, lançando criaturas talhadas para o mister, proporciona, também, espetáculos agradáveis que têm merecido verdadeira consagração daqueles que têm comparecido às audições. O coral do SESC é extraordinário, causando vivo interesse e despertando justa simpatia de parte dos que tiveram a oportunidade de apreciá-lo.

Sendo Santos uma cidade balneária, não poderia faltar uma atividade de praia e, também neste setor, o Sesc não se descurou, mantendo agradáveis barracas, sempre repletas, a atestar o interesse da classe comerciária e o seu espírito associativo, tão decantado e cada vez mais confirmado. Nestas barracas são praticados esportes apropriados e realizadas competições.

Promove ainda o SESC reuniões, convescotes, conferências, audições etc., tudo com o objetivo de ampliar o espírito social dos comerciários.

Por fim, não se deixar sem referência a magnífica colônia de férias "Rui Fonseca", da Bertioga, onde, mediante inscrições prévias, os comerciários e suas famílias esquecem as agruras da luta diária, passando períodos de férias que são efetivamente maravilhosos, constituindo-se em convite para os anos seguintes.

O SESC é, de fato, uma instituição modelar, capaz de estreitar cada vez mais as boas relações entre comerciantes e comerciários, em prol da grandeza cada vez maior do Brasil.