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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O caso da suástica na Prefeitura

Veja também a explicação dos símbolos

Em 1993, uma polêmica agitou os santistas: a descoberta de que num tapete do Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santos existiam bordadas suásticas, que funcionariam como mensagens subliminares, segundo esta matéria publicada em 1º de outubro de 1993 no caderno AT Especial do jornal santista A Tribuna:

Três estudantes orientados pelo professor Mário de Alcântara Calazans fizeram um estudo sobre o tapete que está no Salão Nobre da Prefeitura e descobriram que a suástica está presente no desenho

Comportamento

Subliminar. Que mensagem é esta?

Estamos expostos, permanentemente, a milhares de informações sobre os mais variados assuntos, que nos oferecem diversas opções. Só que, além disso, há mensagens que não percebemos mas são captadas pelo nosso inconsciente, as chamadas subliminares. Elas nos induzem a comprar, agir e pensar de acordo com o interesse de quem as emite. Apesar de serem consideradas anti-éticas, elas estão soltas por todos os cantos, e a única forma de defesa é a informação.

Fernanda Piconez e Trigueiros
Da Reportagem

Falou em propaganda subliminar multimídia, lembrou de Flávio Mário de Alcântara Calazans. Verdadeiro expert no assunto, esse santista de 31 anos dedica horas e horas de seu dia à procura de mensagens subliminares. Segundo ele, o método é uma verdadeira lavagem cerebral, e infelizmente está sendo cada vez mais utilizado.

- O que quer dizer propaganda subliminar?

- Propaganda é uma coisa política, porque queremos que um conceito se propague. Subliminar é a mensagem recebida abaixo do limite consciente de percepção, que vai afetar o comportamento e induzir atitudes. Se a pessoa perceber que está sendo alvo de uma mensagem ela deixa de ser subliminar.

- Em que áreas é utilizada?

- Em todas. O merchandising é todo subliminar; as campanhas políticas, que decidem os destinos do País, também. Há estatísticas que comprovam que ela é responsável pelo aumento de 60% nas vendas. A imagem é o meio que tem o maior poder, porque vai diretamente para o lado direito do cérebro, que é o visual, criativo.

- Dá para citar alguns exemplos de como é utilizada?

- Em comerciais de refrigerantes, lanchonetes, cigarros. Se você reparar, no peito do beija-flor que está nas notas de cem está escrito desenvolvimento e meio-ambiente. Isso foi feito pelo Collor em uma época bastante difícil e as pessoas não percebem, mas a mensagem é recebida inconscientemente.

- Quais os seus efeitos?

- A mensagem é captada pela visão periférica, a pessoa não percebe mas recebe milhões de informações. Ela compra, vota, pensa e age achando que a decisão foi sua, mas todas elas são manipuladas, até as sexuais. Já fizeram uma experiência com 26 homossexuais usando subliminar e eles passaram a gostar de mulher. É uma verdadeira lavagem cerebral onde as pessoas são usadas como cobaias.

- Assim, você não está rotulando as pessoas de robôs?

- Se a pessoa detesta fumar, por exemplo, podem veicular 500 anúncios na tevê que ela não vai adquirir esse hábito, mas vai ter uma angústia que não sabe de onde vem e que pode gerar uma apatia. O excesso de subliminar pode ser uma das causas da apatia mundial. O desejo fica inconsciente (de assistir a um filme, votar). Fica um conflito interno.

- Qual o seu objetivo em estudar e divulgar a propaganda subliminar?

- É possibilitar que a pessoa se defenda, já que não dá para ser cidadão se se é manipulado. O principal objetivo é despertar as pessoas para que possam escolher. Quero que tenham opções e saibam que isso existe.

- Quando começaram os estudos sobre o assunto?

- No fim do século passado (N.E.: século XIX), Myers um psicólogo experimental, criou o termo. Ele ficava medindo e fazendo experiências com choques elétricos até onde as pessoas não sentiam mais. Tem um limite onde ela não tem consciência do choque mas o corpo reage a ele. É assim que funciona.

- A propaganda subliminar tem alguma relação com hipnose?

- A sugestão pós-hipnótica é igual à subliminar. Só que na hipnose a pessoa aceita e sabe a que está sendo submetida, o que não acontece na subliminar.

- Esse procedimento não é anti-ético? Há alguma lei que regulamente essa prática?

- É muito anti-ético e no Brasil não há controle. O artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor só fala que a propaganda tem que ser clara. O artigo 20 do Código de Ética Publicitária diz a mesma coisa. Até o Peru tem legislação rigorosa, e na França um deputado foi cassado porque usou a subliminar.

- E como será no futuro?

- No ano 2000 a propaganda subliminar vai existir em tudo e a realidade virtual será um dos melhores meios para aplicá-la, porque obriga a desligar o canal auditivo. Ou as pessoas serão cyberpunks (detectando e não comprando até que isso acabe) ou será como no livro 1984, de Orwell, onde todo mundo é manipulado.

- Existem maneiras de se defender dessa influência?

- É necessário acreditar que existe e ter uma desconfiança metódica de tudo. Há também os treinamentos básicos, que consistem em mudar o foco da visão entre a figura e seu fundo e olhar em diagonais, procurando os cantos fora da figura central.

Flávio Calazans é advogado, publicitário, desenhista de histórias em quadrinhos e professor. Atualmente está com doutorado em propaganda subliminar em andamento na USP.
Já publicou, pela Editora Summus, o livro Propaganda Subliminar Multimídia
Foto: Irandy Ribas

No tapete, uma suástica

Qual seria a reação das pessoas se soubessem que no Salão Nobre da Prefeitura há um tapete com símbolos subliminares? Provavelmente ela seria de maior espanto quando fosse declarado que eles são, nada mais nada menos, do que símbolos nazistas, as famosas suásticas.

Essa foi a conclusão a que chegaram três alunos, Ana Lúcia de Oliveira, Mônica Mandaji e Robnaldo Fidalgo Salgado, que fazem pós-graduação latu sensu em Comunicação da UniSantos, módulo Propaganda Subliminar Multimídia, ministrado por Calazans.

Eles descobriram que o tapete foi doado em 1939, data em que Santos completava seu primeiro centenário e era inaugurado o novo prédio da Prefeitura. Segundo Robnaldo, não há informações precisas, mas provavelmente ele teria sido um presente do governo alemão. Nesse período, o Brasil era presidido de Getúlio Vargas, e a Cidade tinha Cyro de Athayde Carneiro como prefeito nomeado.

Mônica salienta que vários partidos, das mais diferentes ideologias, já passaram pelo tapete. "Muitas decisões são tomadas no Salão Nobre e enquanto isso as pessoas estão recebendo mensagens nazistas. Só que não dá para afirmar que talvez se o tapete não estivesse ali as resoluções e atitudes seriam diferentes".

Eles salientam que a reação dos funcionários da Prefeitura, hoje sob o comando do PT (N.E.: Partido dos Trabalhadores), foi de espanto com relação às suásticas. "Muitos até achavam o tapete bonito, mas depois que viram o símbolo passaram a não gostar dele", afirma Robnaldo. Para ele, a mensagem nazista entra no inconsciente da pessoa de maneira boa, porque o tapete tem um conjunto harmonioso de formas.

Figura e fundo - No tapete são encontrados vários desenhos, em uma variedade de cores, e coincidentemente a suástica em suas variações, distribuídas de forma subliminar. Eles chegaram a esta constatação pelo fato de não ser possível encontrá-las na primeira varredura do olhar. Mônica afirma que, nesse caso, todo o tapete e seus desenhos maiores são a figura, e os símbolos da suástica espalhados e camuflados funcionam como fundo.

Para completar o trabalho, os integrantes do grupo entrevistaram 30 pessoas entre 20 e 30 anos, com graus médio e superior de escolaridade e que conheciam a suástica. Na primeira fase, sem saber da existência dos símbolos, 86,6% não encontraram nada e 13,3% conseguiram detectá-los. Depois de explicar ao entrevistado sobre a existência de suásticas, 63,4% ainda não conseguiram percebê-las.

Eles concluíram que os desenhos não são mera coincidência. Para Mônica, se a intenção dos alemães fosse outra, eles colocariam a suástica de forma mais visível, já que na época o símbolo não tinha a imagem negativa que tem hoje. "A reação de achar o tapete bonito e em seguida, ao saber da existência da suástica, repudiá-lo, colabora ainda mais para a idéia do subliminar".

Segundo Robnaldo, se o desejo de quem desenhou e fabricou o tapete era o de perpetuar a ideologia nazista pelos tempos e lugares, o objetivo está sendo alcançado. "A suástica com o sentido inverso dos ponteiros do relógio, como mostra o tapete, era usada por Hitler. O dicionário de símbolos diz que esta variação significa querer colocar a infinitude e o sagrado no temporal e profano".

Vista de longe, essa foto parece apenas um copo com pipocas. Mas, ao chegar bem perto, percebe-se que cada pipoca tem a forma de um rosto famoso do cinema No cartaz do filme O Silêncio dos Inocentes há uma borboleta na boca da atriz Jodie Foster. Se ampliarmos, dá para ver que no corpo da borboleta está impresso o desenho de uma caveira. Amplia-se mais um pouco e percebe-se que a caveira é formada por sete mulheres, as mesmas retratadas por Salvador Dali. Um fato curioso é que elas têm muita relação com a trama do filme

Mônica e Robnaldo são autores das pesquisas
Foto: Irandy Ribas

Por trás do nazismo...

A propaganda subliminar foi muito utilizada por Hitler. Durante seus discursos havia sempre de fundo o som de tambores simulando a batida de um coração. Isso porque quando a mãe segura o bebê para amamentá-lo ele ouve os batimentos calmos, que passam uma sensação de proteção e segurança. A técnica deu tão certo que criou o partido nazista e já foi utilizada até por políticos brasileiros.

Além disso, seus discursos eram escritos em cores diferentes, para que a entonação fosse alterada. Para completar, a chama das tochas posicionadas estrategicamente no palanque era aumentada ou diminuída de acordo com a situação desejada.

Outra herança de Hitler é levar artistas para o palanque, em um verdadeiro teatro. O responsável por tudo isso era Goebells, ministro da Propaganda que tinha doutorado em teatro.

Suástica -  É um dos símbolos mais antigos e difundidos, e seu poder de sugestão é grande porque integra dois símbolos muito afetivos: a cruz de braços iguais e os quatro eixos na mesma direção rotatória. A suástica já era reverenciada na Índia em 3000 a.C., como amuleto para espantar maus fluídos.

Seu significado vem do sânscrito e pode ser traduzido por está tudo bem, está bem ou assim seja. Um de seus admiradores foi Hitler, que usava esse símbolo porque o achava simples, de fácil reprodução e que operava principalmente por intimidação.

Na edição seguinte daquele caderno semanal, em 8/10/1993, uma nova matéria complementa as explicações:

A suástica no tapete que está no Salão Nobre da Prefeitura de Santos

Subliminar. Outra visão

Da Reportagem

A matéria sobre mensagem subliminar, publicada na última edição do AT Especial, provocou polêmicas. Para o publicitário Marco Antônio Batan, tudo indica que a influência exista, mas o assunto ainda precisa de estudos sérios. "Não posso negar a influência subliminar, assim como a das marés no crescimento de cabelos".

Segundo ele, o subliminar só existe quando não há percepção. "É difícil provar porque ninguém sabe se há mensagens ou não. Se for assim, para quem não é observador, qualquer coisa é subliminar. Eu posso ver tudo o que eu quiser, das dobras de uma folha de papel amassada até os contornos das nuvens".

O publicitário afirma que o objetivo da publicidade é justamente sugestionar por meio de músicas e outros apelos. "Tudo é intencional e declarado, principalmente em um comercial. O que está nos cantos tira a atenção do fundamental e perde o sentido".

Para Batan, se o publicitário fosse o Midas e tivesse tanto poder para mexer com o inconsciente das pessoas, ele poderia usar tudo isso para eleger somente bons políticos, por exemplo. "Com tanto poder, seria obrigação tirar o Brasil do buraco. Isso é absurdo, é impossível conhecer o ser humano". Ele é contrário à implantação de uma legislação restritiva, que teria que ser elaborada por experts. "Eles iam achar o que quisessem e ninguém poderia criar mais nada".

Tapete - Ele considera "procurar chifre em cabeça de cavalo" a discussão sobre a suposta influência subliminar provocada por suásticas existentes no tapete que fica no Salão Nobre da Prefeitura. "As suásticas estão lá, bem claras, e só seria possivel saber se elas comunicam idéias nazistas se houvesse uma pesquisa sobre os efeitos provocados nos atos de todas as pessoas que passaram pelo governo".

Para Batan, a comunicação só existe do ponto de vista do receptor, e o que vale são os resultados e não a intenção. "Eles devem ter colocado as suásticas porque eram nazistas mesmo. Elas são bem visíveis para quem tiver tempo de ver o tapete. E também, quem não viu hoje poderá ver amanhã, dependendo só de oportunidade. E aí, deixaria de ser subliminar?"

Dois tipos de suástica

Armando Akio
Astrólogo

Existem duas suásticas, uma solar e evolutiva e outra lunar e involutiva. A solar é utilizada, por exemplo, como símbolo do budismo e de outras religiões ou movimentos místicos. A lunar foi empregada por Adolf Hitler e pelo nazismo.

A suástica solar tem a forma de letras gama, de origem grega, ou de dois Z (em ângulo reto) cruzados. A lunar apresenta-se com dois S (em ângulo reto) também em cruz. A cruz suástica solar representa, em termos mais concretos, a boa sorte, fortuna, o lado luminoso. A lunar significa o contrário.

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