Três estudantes orientados pelo professor Mário de
Alcântara Calazans fizeram um estudo sobre o tapete que está no Salão Nobre da Prefeitura e descobriram que a suástica está presente no desenho
Comportamento
Subliminar. Que mensagem é esta?
Estamos expostos, permanentemente, a milhares de informações sobre os mais variados assuntos, que nos
oferecem diversas opções. Só que, além disso, há mensagens que não percebemos mas são captadas pelo nosso inconsciente, as chamadas
subliminares. Elas nos induzem a comprar, agir e pensar de acordo com o interesse de quem as emite. Apesar de serem consideradas anti-éticas,
elas estão soltas por todos os cantos, e a única forma de defesa é a informação. |
Fernanda Piconez e Trigueiros
Da Reportagem
Falou em propaganda subliminar
multimídia, lembrou de Flávio Mário de Alcântara Calazans. Verdadeiro expert no assunto, esse santista de 31 anos dedica horas e horas de seu
dia à procura de mensagens subliminares. Segundo ele, o método é uma verdadeira lavagem cerebral, e infelizmente está sendo cada vez mais utilizado.
- O que quer dizer propaganda subliminar?
- Propaganda é uma coisa política, porque queremos que um conceito se propague. Subliminar é
a mensagem recebida abaixo do limite consciente de percepção, que vai afetar o comportamento e induzir atitudes. Se a pessoa perceber que está sendo
alvo de uma mensagem ela deixa de ser subliminar.
- Em que áreas é utilizada?
- Em todas. O merchandising é todo subliminar; as campanhas políticas, que decidem os
destinos do País, também. Há estatísticas que comprovam que ela é responsável pelo aumento de 60% nas vendas. A imagem é o meio que tem o maior
poder, porque vai diretamente para o lado direito do cérebro, que é o visual, criativo.
- Dá para citar alguns exemplos de como é utilizada?
- Em comerciais de refrigerantes, lanchonetes, cigarros. Se você reparar, no peito do
beija-flor que está nas notas de cem está escrito desenvolvimento e meio-ambiente. Isso foi feito pelo Collor em uma época bastante difícil e as
pessoas não percebem, mas a mensagem é recebida inconscientemente.
- Quais os seus efeitos?
- A mensagem é captada pela visão periférica, a pessoa não percebe mas recebe milhões de
informações. Ela compra, vota, pensa e age achando que a decisão foi sua, mas todas elas são manipuladas, até as sexuais. Já fizeram uma experiência
com 26 homossexuais usando subliminar e eles passaram a gostar de mulher. É uma verdadeira lavagem cerebral onde as pessoas são usadas como cobaias.
- Assim, você não está rotulando as pessoas de robôs?
- Se a pessoa detesta fumar, por exemplo, podem veicular 500 anúncios na tevê que ela não
vai adquirir esse hábito, mas vai ter uma angústia que não sabe de onde vem e que pode gerar uma apatia. O excesso de subliminar pode ser uma das
causas da apatia mundial. O desejo fica inconsciente (de assistir a um filme, votar). Fica um conflito interno.
- Qual o seu objetivo em estudar e divulgar a propaganda subliminar?
- É possibilitar que a pessoa se defenda, já que não dá para ser cidadão se se é manipulado.
O principal objetivo é despertar as pessoas para que possam escolher. Quero que tenham opções e saibam que isso existe.
- Quando começaram os estudos sobre o assunto?
- No fim do século passado (N.E.: século XIX),
Myers um psicólogo experimental, criou o termo. Ele ficava medindo e fazendo experiências com choques elétricos até onde as pessoas não sentiam
mais. Tem um limite onde ela não tem consciência do choque mas o corpo reage a ele. É assim que funciona.
- A propaganda subliminar tem alguma relação com hipnose?
- A sugestão pós-hipnótica é igual à subliminar. Só que na hipnose a pessoa aceita e sabe a
que está sendo submetida, o que não acontece na subliminar.
- Esse procedimento não é anti-ético? Há alguma lei que regulamente essa prática?
- É muito anti-ético e no Brasil não há controle. O artigo 36 do Código de Defesa do
Consumidor só fala que a propaganda tem que ser clara. O artigo 20 do Código de Ética Publicitária diz a mesma coisa. Até o Peru tem legislação
rigorosa, e na França um deputado foi cassado porque usou a subliminar.
- E como será no futuro?
- No ano 2000 a propaganda subliminar vai existir em tudo e a realidade virtual será um dos
melhores meios para aplicá-la, porque obriga a desligar o canal auditivo. Ou as pessoas serão cyberpunks (detectando e não comprando até que
isso acabe) ou será como no livro 1984, de Orwell, onde todo mundo é manipulado.
- Existem maneiras de se defender dessa influência?
- É necessário acreditar que existe e ter uma desconfiança metódica de tudo. Há também os
treinamentos básicos, que consistem em mudar o foco da visão entre a figura e seu fundo e olhar em diagonais, procurando os cantos fora da figura
central.
Flávio Calazans é advogado, publicitário, desenhista de
histórias em quadrinhos e professor. Atualmente está com doutorado em propaganda subliminar em andamento na USP.
Já publicou, pela Editora Summus, o livro Propaganda Subliminar Multimídia
Foto: Irandy Ribas
No tapete, uma suástica
Qual seria a reação das pessoas se soubessem que no Salão Nobre da Prefeitura há um tapete
com símbolos subliminares? Provavelmente ela seria de maior espanto quando fosse declarado que eles são, nada mais nada menos, do que símbolos
nazistas, as famosas suásticas.
Essa foi a conclusão a que chegaram três alunos, Ana Lúcia de Oliveira, Mônica Mandaji e
Robnaldo Fidalgo Salgado, que fazem pós-graduação latu sensu em Comunicação da UniSantos, módulo Propaganda Subliminar Multimídia, ministrado
por Calazans.
Eles descobriram que o tapete foi doado em 1939, data em que Santos completava seu primeiro
centenário e era inaugurado o novo prédio da Prefeitura. Segundo Robnaldo, não há informações precisas, mas provavelmente ele teria sido um presente
do governo alemão. Nesse período, o Brasil era presidido de Getúlio Vargas, e a Cidade tinha Cyro de Athayde Carneiro como prefeito nomeado.
Mônica salienta que vários partidos, das mais diferentes ideologias, já passaram pelo
tapete. "Muitas decisões são tomadas no Salão Nobre e enquanto isso as pessoas estão recebendo mensagens nazistas. Só que não dá para afirmar que
talvez se o tapete não estivesse ali as resoluções e atitudes seriam diferentes".
Eles salientam que a reação dos funcionários da Prefeitura, hoje sob o comando do PT
(N.E.: Partido dos Trabalhadores), foi de espanto com relação às suásticas. "Muitos até achavam o
tapete bonito, mas depois que viram o símbolo passaram a não gostar dele", afirma Robnaldo. Para ele, a mensagem nazista entra no inconsciente da
pessoa de maneira boa, porque o tapete tem um conjunto harmonioso de formas.
Figura e fundo - No tapete são encontrados vários desenhos, em uma variedade de
cores, e coincidentemente a suástica em suas variações, distribuídas de forma subliminar. Eles chegaram a esta constatação pelo fato de não ser
possível encontrá-las na primeira varredura do olhar. Mônica afirma que, nesse caso, todo o tapete e seus desenhos maiores são a figura, e os
símbolos da suástica espalhados e camuflados funcionam como fundo.
Para completar o trabalho, os integrantes do grupo entrevistaram 30 pessoas entre 20 e 30
anos, com graus médio e superior de escolaridade e que conheciam a suástica. Na primeira fase, sem saber da existência dos símbolos, 86,6% não
encontraram nada e 13,3% conseguiram detectá-los. Depois de explicar ao entrevistado sobre a existência de suásticas, 63,4% ainda não conseguiram
percebê-las.
Eles concluíram que os desenhos não são mera coincidência. Para Mônica, se a intenção dos
alemães fosse outra, eles colocariam a suástica de forma mais visível, já que na época o símbolo não tinha a imagem negativa que tem hoje. "A reação
de achar o tapete bonito e em seguida, ao saber da existência da suástica, repudiá-lo, colabora ainda mais para a idéia do subliminar".
Segundo Robnaldo, se o desejo de quem desenhou e fabricou o tapete era o de perpetuar a
ideologia nazista pelos tempos e lugares, o objetivo está sendo alcançado. "A suástica com o sentido inverso dos ponteiros do relógio, como mostra o
tapete, era usada por Hitler. O dicionário de símbolos diz que esta variação significa querer colocar a infinitude e o sagrado no temporal e
profano".
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Vista de longe, essa foto parece apenas um copo com pipocas. Mas, ao chegar bem
perto, percebe-se que cada pipoca tem a forma de um rosto famoso do cinema |
No cartaz do filme O Silêncio dos Inocentes há uma borboleta na boca da atriz
Jodie Foster. Se ampliarmos, dá para ver que no corpo da borboleta está impresso o desenho de uma caveira. Amplia-se mais um pouco e percebe-se
que a caveira é formada por sete mulheres, as mesmas retratadas por Salvador Dali. Um fato curioso é que elas têm muita relação com a trama do
filme |
Mônica e Robnaldo são autores das pesquisas
Foto: Irandy Ribas
Por trás do nazismo...
A propaganda subliminar foi muito utilizada por Hitler. Durante seus discursos havia sempre
de fundo o som de tambores simulando a batida de um coração. Isso porque quando a mãe segura o bebê para amamentá-lo ele ouve os batimentos calmos,
que passam uma sensação de proteção e segurança. A técnica deu tão certo que criou o partido nazista e já foi utilizada até por políticos
brasileiros.
Além disso, seus discursos eram escritos em cores diferentes, para que a entonação fosse
alterada. Para completar, a chama das tochas posicionadas estrategicamente no palanque era aumentada ou diminuída de acordo com a situação desejada.
Outra herança de Hitler é levar artistas para o palanque, em um verdadeiro teatro. O
responsável por tudo isso era Goebells, ministro da Propaganda que tinha doutorado em teatro.
Suástica - É um dos símbolos mais antigos e difundidos, e seu poder de sugestão
é grande porque integra dois símbolos muito afetivos: a cruz de braços iguais e os quatro eixos na mesma direção rotatória. A suástica já era
reverenciada na Índia em 3000 a.C., como amuleto para espantar maus fluídos.
Seu significado vem do sânscrito e pode ser traduzido por está tudo bem, está bem
ou assim seja. Um de seus admiradores foi Hitler, que usava esse símbolo porque o achava simples, de fácil reprodução e que operava
principalmente por intimidação. |