HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS -
CINEMA
O cinema em Santos (26)
Em 1973, foi produzido em Santos este raro curta-metragem com o guru do cine-arte santista, o francês Maurice Legeard, e os "guris", estudantes que então se preocupavam em discutir o futuro da cultura e das artes na cidade e no Brasil. Primeiro trabalho do cineasta Jairo Ferreira (1945-2003), foi produzido em filme de 35 mm por Carlos Reichenbach (produtor e responsável pela fotografia), com montagem de Ignácio Araújo.
Representante do chamado "cinema de invenção", que teve seu auge naquela década, "O guru e os guris" é um trabalho em que Maurice - pioneiro no cineclubismo santista, fundador da Cinemateca de Santos - aparece como o principal protagonista, vendo-se ainda cenas da Santos de então, especialmente no Monte Serrat e nas praias. É possível identificar cenas da Rua Pará, quase sem edificações, no bairro Encruzilhada, e o terreno onde seriam erguidas as instalações do INSS no bairro Aparecida. Na Rua Marechal Rondon, esquina da Avenida Epitácio Pessoa, Maurice pára numa banca e pega o jornal Cidade de Santos, que estampa uma manchete sobre a crise política chilena (esse jornal é do dia 28 de julho de 1973).
Novo Milênio teve acesso ao material através do site Artefato Cultural, da jornalista Cristiane Carvalho. Com 11 minutos de duração, em tela 640x480, o arquivo em formato MP4 tem 67,7 MB. Clique >>aqui<< para obtê-lo ou assista, abaixo:
Imagem: fotograma do filme
Imagem: fotograma do filme
|
O jornal usado no filme foi o Cidade de Santos de 28
de julho de 1973:
Imagem: reprodução parcial do jornal original
|
|