Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102x2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/16/03 17:42:06
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Plano para revitalizar os Caminhos do Mar (2)

Em agosto de 1975, a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e a Protur - Turismo de São Bernardo do Campo S.A. publicaram o livrete ilustrado Projeto Lorena - Os Caminhos do Mar: Revitalização, Valorização e Uso dos Bens Culturais, reunindo informações e imagens sobre essas estradas, num projeto preparado pelo doutor Benedito Lima de Toledo, então professor de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Prossegue a transcrição do texto, com as imagens e as legendas originais:


O MAR VISTO DO POUSO DE PARANAPIACABA - É o ponto onde o viajante vindo de São Paulo avista o mar pela primeira vez. A palavra Paranapiacaba se decompõe nos seguintes vocábulos: PARANÁ mar, APIAC ver e CABA lugar, sítio. A tradução literal da palavra é, portanto, LUGAR DE VER O MAR ou MIRAMAR

Leva para a página anterior da série

1) Lazer, cultura e turismo nas regiões metropolitanas

As áreas mais densamente urbanizadas e industrializadas criam em geral, para seus habitantes, dificuldades para utilização das horas livres em atividades de cultura e recreação.

Em áreas urbanizadas e industrializadas muito rapidamente, as formas tradicionais de recreação e de atividades culturais desaparecem e, muitas vezes, como ocorre na região de São Paulo, não são substituídas, empobrecendo-se a vida intelectual e a vida sensível da população.

Nesses casos, as grandes vias de transporte rápido vêm oferecer aos indivíduos a possibilidade de reforçar as correntes de turismo, através das quais procuram obter, em outras áreas, satisfações e as alegrias que não conseguem na área onde residem e trabalham.

Mesmo manifestações culturais de interesse nacional, como as primitivas vias de ligação de Santos para o planalto, como a Calçada do Lorena percorrida por D. Pedro I, quando da Proclamação da Independência, ou a estrada da Maioridade (Caminho do Mar), estão desaparecendo rapidamente ou sendo descaracterizadas pelo uso indevido e tratamento inadequado, antes mesmo que sua significação seja percebida.

A importância desses elementos se destaca, também, pelo fato de se encontrarem junto a uma das principais reservas naturais do Estado - senão a principal - que se situa, de modo estratégico, entre as duas faixas de mais elevados índices de poluição e que, por isso mesmo, deveria ser objeto de ampla utilização e cuidados especiais para sua conservação.

Esses tipos de problemas vêm merecendo atenção da Comissão Nacional de Regiões Metropolitanas e Política Urbana (CNPU), em âmbito federal, da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, que estão procurando encontrar caminhos adequados para um correto aproveitamento desses recursos, visando sua preservação e uso pleno.

Leva para a página seguinte da série