A moeda nacional era o Cruzeiro (Cr$), que em fevereiro de 1967 passaria a Cruzeiro Novo (NCr$), subtraídas três casas decimais. Mas já então a palavra cruzeiro tinha também o significado de travessia marítima, e uma das mais populares era mantida pela armadora estatal Lloyd Brasileiro, com navios ligando Santos e Rio de Janeiro, ida e volta, em todos os finais de semana. Era comum que famílias de autoridades que trabalhavam numa dessas cidades se reunissem a bordo, como num clube, embora também houvesse o empresário "viajando a negócios com a secretária".
Símbolo de uma época, esse passeio deixou saudades. Em 1967, foi registrado no Cinejornal Informativo n. 86, da Agência Nacional, filme hoje preservado pelo Arquivo Nacional. Clique >>aqui<< ou nas imagens abaixo para obter o vídeo, em formato MP4, com 1'55" e 2,98 MB:
Imagens: fotogramas do filme
Este é o vídeo integral, divulgado pelo site oficial Zappiens. O fragmento relativo a Santos começa aos 4'18":
Título: Cinejornal Informativo n. 86 (1967) Resumo: [PRESIDENTE COSTA E SILVA recebe credenciais dos embaixadores da República Dominicana, Síria e do Equador]. [PRESIDENTE COSTA E SILVA comparece à missa pelo Dia Nacional de Ação de Graça na igreja Matriz de Santo Antônio, em Brasília]. [PRESIDENTE COSTA E SILVA assiste solenidade da Intentona Comunista na praia Vermelha, Rio de Janeiro. Presença do general Orlando Geisel e do senador Nei Braga]. [MINISTRO DO EXÉRCITO Lyra Tavares, preside a festa dos Dragões da Independência, por ocasião de sua transferência do Rio de Janeiro para Brasília]. [GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO Negrão de Lima inaugura o viaduto dos Pracinhas; aspectos do viaduto na avenida Presidente Vargas]. [ASPECTOS DO NAVIO DO LLOYD BRASILEIRO que faz a linha turística Rio–Santos].