Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos306.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/06/08 16:24:19
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Flagrante: casa desaba na Rua Braz Cubas

Um flagrante fotográfico, captado na Rua Braz Cubas, quando uma das antigas casas dessa via desabava, foi registrado assim na página 14 (última) pelo jornal santista A Tribuna, em 5 de janeiro de 1951 (ortografia atualizada nesta transcrição):

 


Imagem: reprodução da matéria original

DESABOU ESPETACULARMENTE UM PRÉDIO NA RUA BRAZ CUBAS - Na tarde de ontem, por volta das 16,30 horas, verificou-se um acidente cujas conseqüências poderiam ter sido graves e até fatais. Essa ocorrência, devido às suas proporções, despertou a curiosidade pública, motivo porque no local se aglomerou grande massa popular e o trânsito ficou interrompido por longo espaço de tempo. Felizmente, houve apenas danos materiais. Foi mais um velho prédio que, não resistindo ao tempo, ruiu fragorosamente.

Na Rua Braz Cubas existia um prédio, o de n. 162, de construção muito antiga. Ali habitavam várias famílias. Ontem, à tarde, talvez devido às fortes chuvas que têm caído sobre a cidade, aquela casa desmoronou quase totalmente. Apenas a cozinha e um pequeno quarto, sito nos fundos, resistiram. Foi um espetáculo impressionante, que encheu de espanto a todos que o assistiram. Por felicidade, os moradores da casa sinistrada estavam ausentes, entregues aos seus afazeres diários. O prédio, segundo nossa reportagem apurou, era de propriedade do sr. Belmito Rodrigues, que reside à Rua 7 de Setembro n. 113.

Ao local compareceram um perito da Técnica Policial, uma viatura da Rádio Patrulha e uma guarnição do Corpo de Bombeiros, sob o comando do tenente Salvador Mules. Os soldados do fogo, com a ajuda dos componentes da Rádio Patrulha, num trabalho estafante, procuraram salvar alguns móveis e outros objetos de valor que ficaram sob os escombros. Sobre o fato foi instaurado inquérito na 1ª Delegacia de Polícia.


O clichê mostra dois aspectos do desabamento verificado à Rua Braz Cubas. Ao alto, um instantâneo de rara felicidade, batido exatamente no instante em que ruíam as paredes do prédio n. 162. Em baixo, o estado em que ficou o edifício, após o espetacular desmoronamento

Fotos e legenda publicadas com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais