Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos304m.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/09 11:34:16
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Serralheria Brasil, em 1930 e em 2008 (M)

Leva para a página anteriorClique na imagem para ir ao início deste álbum

Capa do álbum

Muitas vezes, antigas fotos de interesse histórico para a comunidade podem estar esquecidas em álbuns de família, que acabam se perdendo ou sendo entregues a antiquários, sebos, quando não vão parar simplesmente no lixo. É o caso deste álbum, sem identificação de propriedade original, adquirido em um antiquário santista pelo pesquisador e professor Francisco Carballa, que cedeu suas imagens a Novo Milênio em agosto de 2008.

 

Duas fotos nele incluídas chamaram a atenção do internauta Vitor Dias, que identificou e fotografou o local, onde ainda existia a edificação de 1930. Estas, as fotos de quase oito décadas antes:

 


Instalações da Serraria Brasil (R. Forgnoni & Cia. Ltda. Arquitetos Construtores)

 


O mesmo local, em data próxima (15 de setembro de 1930, pela datação da foto).

Note-se a alteração no telheiro à direita e a inscrição no muro à esquerda

 

Estas fotos foram feitas para Novo Milênio por Vitor Dias, em 28/12/2008. Ele informa que o endereço é Rua Manoel Tourinho, 134, e ali já funcionou mais recentemente um armazém de carga da empresa Marimex Instalações Portuárias Alfandegadas (que em 2007 completou 80 anos de existência):






 

Mensagem recebida por Novo Milênio em 31/12/2008:

Sr. Carlos,

 
Uma boa noite e um feliz ano novo.
 
Vi, com grande entusiasmo, as fotos do álbum da família dos possíveis proprietários e fundadores da Serraria Brasil.
 
Trabalhei na Serraria Brasil no ano de 1971 (foi o meu primeiro emprego). Na época a empresa funcionava na rua Manoel Tourinho, 134, naquela que foi, provavelmente, a terceira e última sede. 
 
A razão social era M. Maia S/A. Indústria e Comércio de Madeiras e o acionista controlador era o sr. Marcolino Maia. A empresa, fundada em 1919, encerrou suas atividades na década de 1970. Sei do paradeiro de dois ex-funcionários que, talvez, possam dar mais informações sobre os antigos donos (R. Forgnoni & Cia. Ltda.), pois eles trabalharam lá por mais tempo e um deles foi, inclusive, o contador da firma. Vou tentar contatá-los.
 
Como retratado e identificado no seu site, a serraria funcionou na avenida Senador Feijó e na rua Brás Cubas. Há, no entanto, duas fotos que mostram a serraria na rua Manoel Tourinho (reproduções anexas).
 
Por curiosidade, estive naquele endereço e constatei que o imóvel, desocupado e com algumas características alteradas, ainda está lá. Fica próximo à rua Xavier Pinheiro, ao lado das antigas instalações da fábrica de pescados Alcyon.
 
Nos anexos, além das fotos que estão no seu site, estou enviando uma reprodução de um cartão da empresa e de uma carteira plástica que era oferecida de brinde aos clientes da serraria. São do início dos anos 1970.
 
Na seqüência, vou enviar três mensagens com as fotos que tirei hoje no local, para que o senhor possa comparar com as imagens originais da época.
 
Um abraço.
 
Vitor Dias
Santos - SP