Com o início da era automobilística e o aumento do trânsito motorizado em Santos, chegou a hora em que seria preciso disciplinar o trânsito. Par isso, chegou à
cidade e foi instalado no então Largo do Rosário (depois Praça Rui Barbosa) o que seria o primeiro semáforo santista.
Nesta primeira foto, o equipamento antes de ser instalado, em foto de Calazans, defronte ao seu estabelecimento comercial, com carimbo no verso datado de 16 de abril de 1930 e manuscrito na frente datado de oito dias depois:
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador Waldir Rueda
Já este cartão postal, da Wessel, tem no verso um texto em alemão datado de 21 de maio de 1937 e enviado para Porto Alegre. Nele, vê-se o
semáforo já em operação (manual) no então Largo do Rosário, lado da rua Frei Gaspar, esquina com a Rua General Câmara, com os bondes no ponto e o monumento a
Bartolomeu de Gusmão, e ao fundo o Monte Serrat:
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador Waldir Rueda
O antigo Largo do Rosário, por volta de 1934, após a ampliação da praça com a demolição do antigo casario, olhando-se em direção à
Rua do Comércio, vendo-se ainda um dos típicos policiais orientadores do trânsito, controlando o semáforo manual:
Cartão postal: acervo do pesquisador e professor de História Francisco Carballa
No detalhe dessa imagem, o equipamento semafórico e seu controlador:
Cartão postal: acervo do pesquisador e professor de História Francisco Carballa
Em 15 de junho de 1930, estampava o jornal santista A Tribuna, a título de "Melhoramentos locais":
Um dos postes semafóricos, recentemente inaugurado na Praça José Bonifácio
Imagem: reprodução - jornal A Tribuna, 15/6/1930
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