Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos175e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/02/08 18:37:41
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Congresso eucarístico, 1941 (5)
Leva para a página anterior

Em 20 de julho de 1941 instalava-se em Santos o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, realizado na praia do Gonzaga, ao redor da Fonte Luminosa Nove de Julho. O evento continuou nos dias seguintes, com procissões, conferências, missas pontifícias, e na apoteose o transporte processional da imagem de Nossa Senhora Aparecida até o pavilhão oficial do congresso. Na época, d. Paulo de Tarso Campos era bispo de Santos.

Ainda na quinta-feira, dia 24/7/1941, o jornal santista O Diário (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda) registrou (página  7 - ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria publicada em O Diário de 24/7/1941

CULTO CATÓLICO

Realiza-se amanhã a solene entronização de N. S. da Aparecida, no pavilhão oficial do Congresso Eucarístico Diocesano

Terminaram ontem as palestras nos diversos locais - A procissão de hoje à noite - Chegam amanhã o arcebispo metropolitano e os bispos da Província eclesiástica

Prosseguem, com entusiasmo e elevado espírito de fé, os trabalhos do Congresso Eucarístico Diocesano.

Ontem terminaram as palestras e círculos de estudos efetuados em diversos locais e com diversos oradores, para as diferentes classes de pessoas de Santos.

Todas essas palestras tiveram extraordinária assistência, tendo sido as mesmas de grande utilidade para o público católico de Santos, porquanto estiveram essas conferências a cargo de figuras de destaque da literatura santista e de conhecidos eclesiásticos de São Paulo.

A solene procissão de N. S. da Aparecida - Hoje é o dia dedicado aos enfermos. Às 9 horas será rezada missa solene na Catedral, por d. Paulo de Tarso Campos, bispo diocesano, com explicações do cônego dr. Manoel Corrêa de Macedo, lente de Teologia do Seminário Central de São Paulo.

Haverá ainda comunhão geral nos hospitais e nas residências particulares de doentes que serão visitados por eclesiásticos e membros da Comissão Executiva do Congresso.

Às 19,30 horas sairá da igreja do Coração de Maria imponente desfile conduzindo a imagem de N. S. da Aparecida, pela Avenida Ana Costa, até o Pavilhão do Congresso armado no Gonzaga, em frente à Fonte 9 de Julho. Nesse desfile tomarão parte somente o Ginásio Santista, as Cruzadas Eucarísticas e as Congregações Marianas.

Às 20,30 a procissão chegará ao Pavilhão, onde se dará a solene entronização da Padroeira do Brasil, instalando-se então a primeira Sessão Magna, que terá como oradores d. Zeni de Sá Goulart e dr. José de Freitas Guimarães.

Chegam amanhã o arcebispo metropolitano e vários bispos do Interior - Amanhã é o dia dedicado à infância. A Comissão Executiva obteve para esse dia um feriado escolar. Às 7,30 horas, no Pavilhão do Congresso, será rezada missa com comunhão geral, da qual participarão todos os escolares santistas.

Às 18 horas serão recebidos na Estação da S. P. R. d. José Gaspar de Afonseca e Silva, arcebispo metropolitano, e vários bispos da Província Eclesiástica de São Paulo, aos quais será prestada recepção festiva.

Às 20,30 horas haverá a segunda sessão magna no Pavilhão do Congresso, devendo a mesma ser presidida pelo sr. arcebispo metropolitano. Falarão odr. Honório Monteiro e o padre Antonio de Almeida Morais.

Congregação das linhas de tiro e do batalhão do Ginásio Santista - Consoante notícia de ontem, teve lugar no pátio do Ginásio Santista imponente concentração dos candidatos desta cidade, a reservista do Exército Nacional e do Batalhão dos alunos dessa escola. Perante cerca de três mil pessoas de todas as representações sociais, que acorreram ao local, teve início essa cerimônia do Congresso Eucarístico, precisamente às 20,30 horas, sob a presidência do monsenhor João Batista Uchôa, representante do bispo de Niterói, que abriu a sessão em nome de sua excia. revdma. d. Paulo de Tarso Campos, bispo da Diocese.

A seguir foi concedida a palavra ao orador oficial, sr. Jaime Horneaux de Moura, presidente da Federação das Congregações Marianas de Santos e membro da Comissão dos Moços do Congresso, que discorreu sobre a personalidade do Duque de Caxias, o grande brasileiro e militar, onde encontramos sintetizados os mais puros sentimentos de religiosidade e patriotismo, ao par de uma elevada formação moral haurida nos cristalinos princípios do Evangelho e alicerçada nos sacramentos da confissão e da comunhão.

Prosseguindo, o orador, que falou cerca de quarenta minutos, demonstrou que a mocidade pátria, para ser fiel aos seus ancestrais e digna continuadora da História, não poderá deixar de buscar os sábios ensinamentos nas mesmas origens dos seus maiores, que fizeram a grandeza e a unidade do Brasil, mostrando que diante dos magnos e graves problemas contemporâneos, a mocidade de hoje não pode deixar-se arrastar pelas coisas fúteis e inúteis da vida, porque assim não conseguirá cumprir com a grandiosa missão que lhe está reservada no futuro, no conceito das grandes nações civilizadas do Universo. E para buscar a formação moral e espiritual tão necessária a esse desideratum, precisa a juventude, sobre a qual repousam as grandes esperanças da Pátria, aproximar-se de Deus, por meio da Confissão sacramental e da sagrada Eucaristia.

As últimas palavras do ilustre conferencista foram abafadas com inúmeras salvas de palmas. Logo depois, falou o padre Santo Armelin, que discorreu sobre o Congresso Eucarístico e o papel saliente que caberá à mocidade santista nessa grande parada de fé e religião.

Finalizando, o mons. João Batista Uchôa, em empolgante oração, concitou a mocidade a cerrar fileiras em torno desse grandioso movimento, tendo explicado antes a significação do Congresso Eucarístico Diocesano. Com os acordes dos hinos do Congresso e Nacional, que foram acompanhados pela luzida banda marcial do Instituto "D. Escolástica Rosa", foi encerrada a sessão.

Organização geral para as sessões solenes de 5ª, 6ª feira e sábado e missa pontifical de domingo

Imagem e legenda publicadas em O Diário de 24/7/1941

Congresso Eucarístico Diocesano

Laus perene - Hora do Clero - O secretário geral do Congresso, de ordem do sr. bispo diocesano, comunica aos revmos. sacerdotes que a hora oficial do clero para adoração ao SS. Sacramento será após a exposição, na missa dos enfermos. Pelo que os sacerdotes do clero secular e regular deverão comparecer nessa hora, revestidos de suas respectivas sobrepelizes.

Donativo para o Congresso - A Junta do Congresso recebeu como donativo de um devoto a quantia de 500$.

Irradiações - A missa de amanhã, dedicada aos enfermos, será irradiada pelas estações: Rádio Clube e Atlântica.

[...]