Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden35.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/29/02 10:18:21
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO BRASIL
Paranaguá/PR

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Na foto, o bonde com tração animal na cidade portuária paranaense de Paranaguá, penúltimo sistema do gênero a ser desativado no Brasil, em 1938 (o último foi o da cidade de Santo Amaro/BA, por volta de 1965).

A construção de uma linha de bondes a vapor, ligando as docas de Paranaguá à área comercial da cidade, começou em 2/4/1892. A Empreza de Transportes de Paranaguá adquiriu duas locomotivas de 20 HP Krauss e diversos bondes de passageiros e cargas e inaugurou uma linha de 5 km de extensão em 7/12/1893.

O serviço de cargas cresceu, alguns dos bondes de passageiros sendo tracionados por mulas. Quando a linha de bondes de Curitiba foi eletrificada em 1912, muitos bondes e mulas ficaram disponíveis e as locomotivas foram retiradas da linha; um bonde foi convertido para operar a gasolina. A linha, que nunca foi eletrificada, se tornou uma atração turística e assim se manteve até 1938. Os veículos foram guardados no depósito do Rocio até 1948.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes