Fotos cedidas pelo pesquisador
norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA
Na
imagem superior, bondes passam pela área próxima ao prédio dos Correios, em meados do século XX. Ao lado, um bonde elétrico na capital maranhense,
fotografado em julho de 1964.
Não há registros significativos sobre o início das linhas de bonde nesta cidade
maranhense, apenas que em 1872 existia uma linha de bondes com tração animal, de 11 km.
Em 1911, o mesmo engenheiro Antonio Lavendeyra, que construiu as
docas flutuantes de Manaus, propôs uma usina elétrica e um sistema de bondes elétricos, mas só em 1922 a empresa Ulen & Company começou a
construção.
A linha de bondes elétricos abriu em 15/9/1924, operada pela empresa Serviços de
Água, Esgotos, Luz, Tração e Prensagem de Algodão, sendo municipalizada na década de 1940, passando ao Departamento Municipal de Transportes
Urbanos. O último veículo trafegou em 1966.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |