Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A cidade de Piracicaba, que nunca teve bondes com tração animal, firmou contrato em
30/9/1915 com a Southern Brazil Electric Company, e essa linha começou a operar em 15/1/1916, com bitola métrica e veículos adquiridos em
Campinas/SP, tendo a garagem dos bondes no campus da universidade de Agronomia.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
Uma
rota através do rio Piracicaba, para Vila Resende, foi aberta em 6/12/1921, e no ano seguinte uma terceira linha foi criada em direção ao Sul, para
a estação ferroviária da Paulista e um novo abrigo de bondes. Mais veículos foram comprados em Campinas, formando um sistema em que três bondes, um
de cada linha, se encontravam a cada hora na Praça da Catedral. A imagem ao lado é do bonde prefixo 5, fotografado em 19/4/1963 na linha de Vila
Resende.
Em 1928, a Southern Brazil Electric foi adquirida pela empresa estadunidense Electric
Bond & Share, e o serviço se deteriorou, provocando a revolta
dos estudantes da universidade, que atingiu o clímax em 29/4/1932. Piracicaba enviou seus bondes a Campinas no ano seguinte, para serem remodelados.
Suas linhas foram municipalizadas em 1950, passando depois à Escola Superior de
Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que encerrou as linhas de Vila Resende e da Estação Ferroviária em 1967, fechando a última linha em 3/10/1969.
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