Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A capital alagoana foi a terceira cidade brasileira a contar com bondes a vapor,
depois de Rio de Janeiro e Recife.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A Estrada de Ferro Jaraguá a Bebedouro, com 10 km de comprimento, abriu em
25/3/1868, antes mesmo que a Companhia Alagoana de Trilhos Urbanos inaugurasse uma linha de bondes com tração animal para o Trapiche da Barra no
Natal de 1871.
Dez anos depois, em 1881, a Alagoana assumiu todas as operações com bondes na
cidade, como relata o pesquisador estadunidense Allen Morrison, de New York.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A eletricidade chegou a Maceió em 1896, mas o primeiro bonde elétrico só começou a operar em
12/6/1914. O sistema foi instalado pela empresa novaiorquina Thomsen & Co. em associação com o agente brasileiro da General Electric, Eduardo
Guinle, usando equipamento da empresa Brill de Philadelphia: dez veículos-padrão, duas gôndolas motorizadas e um carro funeral em 1913, mais seis
carros de passageiros em 1918.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
O
sistema de bondes foi adquirido em 1928 pelo empresário de cotonicultura Gustavo Paiva, que o revendeu com grande lucro, dois anos depois, à empresa
estadunidense Electric Bond & Share. Sua subsidiária Companhia Força e Luz Nordeste do Brasil operou os bondes de Maceió e Natal/RN pelos 25 anos
seguintes.
O tráfego de bondes foi encerrado por volta de 1956, não constando dos arquivos
oficiais alagoanos a data exata.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua...
As fotos desta página foram reproduzidas da coleção do pesquisador
Allen Morrison, de New York. |