Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svpoli1997.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/22/12 12:05:50
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE - DIRIGENTES - Prefeitos
Márcio Luiz França Gomes

Prefeito de 1/1/1997 a 31/12/2004

Informação do site Wikipedia (acesso em 22/9/2012):

Márcio Luiz França Gomes (nascido em São Vicente em 23 de junho de 1963) é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal por dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004).

Márcio França foi eleito deputado federal por São Paulo em 2006 e reeleito em 2010. Em dezembro de 2010, foi convidado pelo governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, para ser o secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Em 2012 consta como líder do bloco de partidos PSB/PDT/PCdoB/PAN/PHS/PMN na Câmara Federal, além de presidente do PSB em São Paulo.

Biografia incluída em seu site na Internet (acesso em 22/9/2012):

Um jeito diferente de fazer política

Márcio França iniciou sua carreira no movimento estudantil. Durante o curso de Direito, foi Presidente do Diretório Acadêmico e da Junta Governativa do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Santos. Casado, dois filhos, atuou como Oficial de Justiça durante 9 anos.

Em 1989, aos 26 anos, foi eleito Vereador da Câmara de São Vicente, onde permaneceu por dois mandatos. No ano de 1997, tornou-se Prefeito, tendo a possibilidade de desenvolver várias ações que colocaram a cidade como destaque nos cenários nacional e internacional.

Prova de gestão bem sucedida foi sua reeleição para a Prefeitura em 2000, quando obteve 93,1% dos votos válidos, o recorde brasileiro em cidades acima de 100 mil eleitores. Em 2004, terminou seus dois mandatos com 94% de aprovação popular, segundo o Ibope. No final do mesmo ano, elegeu seu sucessor, o prefeito Tércio Garcia (PSB), com 83% dos votos válidos, o recorde brasileiro do ano.

Durante sua passagem pela Prefeitura, ganhou vários aliados e amigos, como o saudoso ex-governador de São Paulo, Mário Covas. "Não tenho receio em liberar recursos para o Márcio França porque vejo que ele gasta bem o dinheiro", dizia.

Em 2007, aos 43 anos, Márcio França começou seu primeiro mandato como Deputado Federal. Logo no início, assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados e criou a terceira maior força política do Congresso Nacional, reunindo num único bloco 79 parlamentares de seu partido, o PSB, além do PDT, PC do B, PMN, PAN, PRB e PHS.

Nesta eleição, Márcio França obteve 215.388 votos, que o tornou o Deputado Federal mais bem votado em toda a história do litoral paulista e o 20º mais bem votado do País.

O desempenho eleitoral de Márcio França é resultado de muito trabalho e compromisso com a população. O jornalista Clóvis Vasconcellos, autor do livro O Segredo de Márcio França, define seu estilo muito bem. "Márcio França faz política por meio de ações pragmáticas e rápidas. Ele entende que a população não pode esperar e precisa de resultados urgentes e se vê obrigado, quando governa, a vencer os entraves burocráticos para alcançar suas ambiciosas metas sociais", relata.

E o reconhecimento demonstra que esse é o caminho. Durante seu mandato como Deputado Federal, Márcio França integrou por quatro vezes consecutivas, em 2007, 2008, 2009 e 2010, a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo pesquisa do Diap, entidade que reúne 900 sindicatos de trabalhadores em todo o País. Feito inédito para um Deputado de São Paulo eleito pela primeira vez para a Câmara Federal.

Com 172.005 votos, Márcio França foi reeleito para mais um mandato na Câmara Federal em 2010. Foi, novamente, o mais votado do Litoral Paulista. E neste pleito, em razão do seu trabalho como presidente do PSB no Estado de São Paulo, conseguiu praticamente dobrar a bancada paulista, passando de quatro para sete deputados. Foi um aumento de 70%, com ao todo 2 milhões e 100 mil votos, tornando a legenda a terceira maior força de São Paulo na Câmara dos Deputados.

No final de 2010, recebeu o convite do Governador Geraldo Alckmin para tornar-se Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, licenciando-se de seu cargo como Deputado. A Secretaria traz pela frente um novo desafio, pois é uma pasta que acabou de ser desmembrada do esporte e escassos recursos financeiros.

Filiado ao PSB desde 1988, sua única legenda desde então, Márcio França também é Secretário Nacional de Finanças do partido.

Márcio França

Foto publicada no site oficial de Márcio França

Márcio França

Foto publicada no site oficial de Márcio França

O Segredo de Márcio França

por Clovis Vasconcellos

Fotos de Márcio Pinheiro e Tadeu Nascimento

Livro em formato de arquivo PDF, no site oficial de Marcio França

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF

Márcio França, em imagem do livro de Clovis Vasconcelos

Foto publicada no site oficial de Márcio França

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o arquivo PDF