Imagem: reprodução parcial da matéria original
E. F. Sorocabana (n/d-1971) - Fepasa (1971-1998) - CPTM (1998-2000)
Vila Margarida
Município de São Vicente, SP
Mairinque-Santos
SP-2976
Inauguração: n/d
com trilhos
Uso atual: demolida
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação
das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em
1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913.
Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre
Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
A ESTAÇÃO: A estação, ou parada, de Vila Margarida não tem data de abertura conhecida. Pelo que se sabe, ela ainda remontava aos tempos da Sorocabana. De qualquer forma, sabe-se que ela não foi citada no Guia Geral de Estradas de Ferro
de 1960 e que já foi citada em 1973, num relatório de estações desse ano da Fepasa. Dela hoje não existem nem resquícios. Com uma nova parada simples, serviu, entre 1900 e 1999, ao TIM, operado pela CPTM durante os anos 1990.
Essa estação ficava exatamente na passagem de nível da Fepasa com a Imigrantes, em São Vicente. O TIM (Trem Intermunicipal) da Fepasa parou de circular no final de 1999, entre Santos e Samaritá.
"Até onde sei, o TIM, quando funcionava, não cobrava tarifa. De qualquer forma, se cobrava, não sei como ela era feita nas estações do Carrefour e da Vila Margarida, pois eram meras plataformas, sem
nenhuma cabine ou escritório... O serviço também era pavoroso, talvez até mesmo pelo fato de não haver tarifa a ser cobrada. Era preferível que houvesse e tivesse um serviço decente..." (A. A. Gorni, 2000).
"Em Vila Margarida até hoje os trens de cargas viram alvos móveis para pedradas da população local. Antigamente eram os trens de passageiros da Fepasa que quando passavam tinham suas janelas
quebradas, eu mesmo quando ia constantemente a Samaritá presenciei por diversas vezes a pedra passando perto de nossas cabeças" (C. A. Rollo, 5/2007).
Em 2008, até o tráfego de cargas acabou. A linha está abandonada até hoje. Dizem que por ali vai passar o VLT de Santos, com projeto e tudo. Dizem que as obras começarão neste ano de 2013. Dizem.
(Fontes: Ademir Bueno de Camargo; Carlos Alberto Rollo; Antonio Gorni; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1925-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
Composição do Tim estacionado na plataforma da parada de Vila Margarida nos anos 1990
Foto: Ademir Bueno de Camargo, publicada com a matéria |