Imagem: reprodução parcial da matéria original
E. F. Sorocabana (1937-1971) - Fepasa (1971-1998)
Pai Matias
Município de São Vicente, SP
Mairinque-Santos - km 83,913 (1960)
SP-2646
Inauguração: 10/11/1937
com trilhos
Uso atual: abandonada
Data de construção do prédio atual: 1937
HISTÓRICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação
das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em
1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913.
Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre
Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
Trem que seguia de Embu-Guaçu para Santos e vice-versa, uma versão mais curta do "trem dos índios" da velha Sorocabana, depois Fepasa, parado na estação de Pai Matias, provavelmente durante a
primeira metade dos anos 1990. Este trem acabou em 1997
Foto: Alberto del Bianco, publicada com a matéria
A ESTAÇÃO: A estação de Pai Matias foi aberta em 1937, e seu nome teria origem, segundo alguns, no aguadeiro da região que trazia água para os operários que construíam a linha. Segundo outros,
ele seria o nome de um dos morros da serra do Mar. A estação não pode ser alcançada por carro. Está na descida da serra do Mar.
A estação, à direita a sua plataforma, em 1983
Foto: Nilson Rodrigues, publicada com a matéria
"(...) Chegamos ao pátio de Pai Matias, última estação antes de Paratinga. Como a maioria dos pátios dessa região, também foi desativado depois que o licenciamento passou a ser feito via
satélite. Completamente abandonado, o lugar dá arrepios. Ótimo cenário para um filme de terror (...)".
Este é o relato do jornalista Fábio Borges, na Revista Ferroviária, de janeiro/2000, descrevendo um passeio com os trens da Ferroban na Mairinque-Santos, em fins de 1999, no qual
desceu a serra durante a noite. Ele cita a estação como sendo a última antes de Paratinga, num trecho em que, apenas vinte anos atrás, ainda existiam pelo menos quatro estações e paradas. Pai Matias está hoje tomada por um grupo de índios da região
(11/2002).
Estação de Pai Matias, ainda mostrando alguma vida, em 1983
Foto: Nilson Rodrigues, publicada com a matéria
"Quando meu pai era telegrafista em Pai Mathias, o chefe da estação o convidou, numa dessas folgas, para irem "caçar" (cortar) palmitos. Na época, meu pai tinha 15/16 (hoje tem 81) anos
e topou imediatamente. Pois bem, foram os dois e após algumas horas de picadas abertas no facão e também algumas pilhas de palmitos, o chefe da estação falou: 'Castro, vamos embora'. Meu pai não entendeu e começou a coletar os palmitos à beira da
trilha. Imediatamente o chefe, em pânico, falou: largue tudo, vamos, vamos. Meu pai, vendo a expressão do amigo, largou e voltaram correndo para Pai Mathias.
"Lá chegando, imediatamente o chefe fechou tudo. Meu pai então perguntou o que tinha acontecido. E o chefe, perguntou: 'você não escutou o estalar?' Meu pai: 'que estalar?' 'Das orelhas
da onça', respondeu o chefe. Aí meu pai falou que não. E o chefe falou parece um estalar dos nossos dedos polegar e indicador. Conheces aquele movimento que faz barulho, tec.... tec... tec... Meu pai conta que aquela noite, a onça os rondou o tempo
inteiro na estação, estalando as orelhas. E ele jura que é verdade. E deve ser, já que escuto essa história desde pequeno, ou seja ela é repetida periodicamente, há mais ou menos 40 anos" (José David de Castro, 11/2002)
A estação, em 1986
Foto: Carlos E. Campanhã, publicada com a matéria
(Fontes: Nilson Rodrigues; Antonio A. Gorni; Carlos Roberto de Almeida; Carlos Campanhã; Alberto del Bianco; Ricardo Koracsony; José David de Castro; Fábio Borges; Revista Ferroviária,
2000; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
Vista do trem, a estação de Pai Matias, em 1 de dezembro de 1991
Foto: Carlos Roberto de Almeida, publicada com a matéria
A estação em novembro de 2002
Foto: Antonio A. Gorni, publicada com a matéria
A estação em março de 2003
Foto: Ricardo Koracsony, publicada com a matéria |