SÃO VICENTE DE ANTIGAMENTE
Primeiros bondes vicentinos
![](../imagens/colorbar.gif) Esta raríssima imagem
foi enviada a Novo Milênio pelo pesquisador estadunidense de transportes urbanos Allen Morrison, de New York, e mostra um bonde de dois andares
construído por volta de 1870 pela Metropolitan Railway Carriage & Wagon Company, de Birmingham, na Inglaterra, para a
linha de tramways com tração animal, operada por Jacob Emmerich e seu genro Henrique Ablas a partir de 1873 entre a cidade de Santos e a então vila
de São Vicente:
![](../santos/bondes/bondesv.jpg)
Este registro foi feito pelo jornal Vicentino, em 4 de dezembro de 1899 (ano II,
nº 15 - exemplar no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio, de Santos):
![](svfotos/svf011.jpg)
Outro pesquisador, Werner Vana, da capital paulista, enviou a Novo Milênio esta reprodução do livro
Lembrança do Trem de Ferro, de P. M. Bardi, mostrando em 1901 o Carril de Ferro de São Vicente:
![](../santos/bondes/wv1538.jpg)
As fotos a seguir não têm autor conhecido. Nesta, um bonde duplo passa na primeira metade do século XX pela
Av. Manoel da Nóbrega, esquina com Quintino Bocaiúva:
![Bonde dupo passa pela Av. Manoel da Nóbrega, esquina com Quintino Bocaiúva, em S.Vicente](../santos/bondes/bondsv03.jpg)
Na São Vicente de 1932, a montagem dos trilhos na Av. Manoel da Nóbrega:
![Montagem dos trilhos de bonde na Av. Manoel da Nóbrega, na S.Vicente de 1932](../santos/bondes/bondsv07.jpg)
Outra imagem, de meados do século XX, mostra o bonde de prefixo 230 circulando em São Vicente, pela linha 1,
conhecida como linha do Matadouro, por passar defronte ao Matadouro santista em sua ligação com Santos:
![Bonde prefixo 230, circulando em São Vicente pela linha 1](../santos/bondes/bondsv09.jpg)
|