Estas quatro fotos raras, oferecidas a O Bonde pelo
pesquisador Allen Morrison (residente em New York/EUA), sintetizam quase um século de história dos bondes em Santos. A primeira é datada de 1900 e
mostra um bonde puxado por mulas:
Foto: coleção Allen Morrison
A segunda foto acompanhava um artigo sobre a eletrificação do sistema de bondes de Santos,
publicado na revista inglesa Tramway & Railway World (T&RW) em 13/8/1914. Mostra o bonde elétrico número 19 da Hurst Nelson sobre
bitola de 1.350 mm e um bonde de mula sobre bitola de 800 mm, no que é considerado como uma boa comparação das bitolas.
O bonde de mula é do mesmo tipo que o da foto de 1900 (parece ter até as mesmas
mulas!). Alguns destes carros, reformados, trafegam como reboques ainda hoje na linha
de Itatinga, que tem a mesma bitola de 800 mm, perto de Bertioga/SP.
Foto: coleção Allen Morrison
Abaixo, outra foto daquele artigo da
T&RW publicado em 1914. Mostra o mesmo bonde 19 durante a instalação da rede aérea:
Foto: coleção Allen Morrison
A quarta foto, abaixo, foi tirada pelo
californiano Ralph Forty na Praça da Independência, em 9 de março de 1970. Mostra o mesmo bonde 19 reformado e fechado (nos anos 20) com o seu novo
número 38. Ele é do mesmo tipo e mesmo grupo de 1911 da Hurst Nelson que o bonde 40 que circula hoje na linha turística.
Foto: coleção Allen Morrison
Aliás, na foto acima vê-se ao fundo a praia do Gonzaga e
- do centro para a direita, ao fundo - o antigo prédio do hotel Parque Balneário, substituído oito anos depois pelo centro de compras que conserva
seu nome.
Vejam, a seguir, um regulamento do tempo dos bondes... |