Conta o
pesquisador Werner Vana - colaborador do Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, da capital paulista - que a energia que movimentou os
primeiros bondes elétricos na cidade de Santos, em 29 de abril de 1909, foi gerada por uma usina termoelétrica situada ao
lado das cocheiras da Cia. City em Vila Mathias. Na usina, havia dois motores a vapor de 400 cavalos, e cada um acionava um dínamo de 550 Volts em
corrente continua, fornecendo 225 KW. (cada bonde consumia 60 KW). O vapor era fornecido por duas caldeiras verticais tubulares do tipo "Cahall"
que queimavam carvão.
Garagem da Vila Mathias em construção no
início do século XX.
As chaminés já são visíveis na foto
Imagem: coleção Werner Vana
A Cia. City of Santos Improvements Co. Ltd.
adquiriu a usina a vapor da Cia. Ferro Carril Santista, que em 1903 pretendeu instalar bondes elétricos em Santos. E havia adquirido a usina da São
Paulo Light and Power Co., que a utilizou para movimentar os primeiros bondes elétricos da cidade de São Paulo em 1900. Estes geradores funcionaram
até 1913, quando a Cia. City ampliou a frota, e passou a utilizar energia elétrica da Cia. Docas de Santos, que gerava esta energia em sua usina
hidrelétrica de Itatinga.
Cartão postal "Santos - Vila Mathias e Avenida do Canal', na inauguração do
bonde em 1909: à direita do bonde, vê-se o vapor da usina em funcionamento
Imagem: coleção Werner Vana
Na ampliação do cartão postal, nota-se com mais detalhamento o prédio amarelo da usina a vapor, já modificado (observe as portas da garagem) em
relação à foto em preto-e-branco vista no alto desta página
Imagem: coleção Werner Vana
Os motores a vapor e dínamos em funcionamento em 1900, quando da inauguração dos bondes em São Paulo (fonte: "História da Light", Edgard de
Souza)
Imagem: coleção Werner Vana
As caldeiras "Cahall" em funcionamento em 1900, quando da inauguração dos bondes em São Paulo (fonte: "História da Light", Edgard de Souza)
Imagem: coleção Werner Vana
Ilustração de um motor a vapor, no
catálogo do fabricante
Imagem: coleção Werner Vana
Pode-se dizer que em Santos nunca existiram problemas importantes quanto ao abastecimento de
energia elétrica, aliás a cidade tem algumas exclusividades. No sopé da serra do Mar, em Cubatão, existem duas antigas hidrelétricas, ainda
em funcionamento: uma visível para quem segue pela Via Anchieta a caminho da capital paulista; outra, dentro da montanha, para garantir o
abastecimento mesmo que a usina visível fosse atacada por aviões inimigos durante a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, o porto de Santos é o único no mundo a contar com uma hidrelétrica ainda
em funcionamento em suas instalações, situada na vila de Itatinga (a outra hidrelétrica portuária, em Manaus, deixou de operar muitos anos atrás).
Vejam agora mais algumas imagens raras... |