Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos225.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/06/07 12:25:42
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
As últimas rochas do Morro do Lima
O dia 8 de agosto de 2006 assinala o final do desmonte do que foi o último bloco de rocha do antigo Morro do Lima, também chamado de Morro da Vigária e Morro do Café,na Vila Mathias, junto à ligação das avenidas Bernardino de Campos e Pinheiro Machado, defronte ao estádio da Associação Atlética Portuguesa Santista. Um dos marcos de referência de Santos desapareceu assim, sem outros registros que não estas fotos, feitas nessa data pelo historiador Waldir Rueda para Novo Milênio:



No final do século XIX, toda essa área e o morro pertenciam aos irmãos António Batista de Lima e Ovídio de Lima, que na manhã de 8 de maio de 1889 se desentenderam com Casimiro Alberto Mathias Costa, por questões de terras: eles alegavam que a faixa de terra, onde trabalhadores contratados por Mathias Costa abriam um caminho para ligar a Vila Mathias ao Gonzaga, pertencia à família Lima. Durante a discussão, houve um tiro de revólver e Mathias Costa, alvejado na testa, faleceu duas horas depois.

António e Olívio responderam a julgamento, num processo rumoroso, em que por falhas do processo não ficou caracterizada a autoria do disparo, sendo os irmãos Lima absolvidos por unanimidade e imediatamente soltos. A via que causou tanta discussão e  levou à morte Mathias Costa é a atual Avenida Dona Costa, assim batizada em lembrança da esposa do pioneiro que, por sua vez, deu seu nome à Vila Mathias.

Dos Lima, ficara o morro. Que agora acabou, ficam apenas os registros fotográficos, como este de 1906, em que o Morro do Lima aparece como uma mancha verde escura no centro da lateral direita:


Imagem enviada a Novo Milênio por Ary O. Céllio, de Santos/SP

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais