Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos010c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/12 19:13:31
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Praça Visconde de Mauá (3)
Leva para a página anterior
O projeto para a remodelação da Praça Visconde de Mauá foi divulgado na edição de 4 de setembro de 1938 do jornal santista A Tribuna, explicando que defronte ao futuro Palácio José Bonifácio seria construída uma miniatura da esplanada do Palácio de Versalhes (França), alargando-se ainda os passeios laterais, ampliando-se a arborização e retirando-se as linhas de bondes. O projeto do arquiteto J. M. Silva Neves é mostrado também em perspectiva aérea, com a indicação da Rua General Câmara abaixo e do Paço Municipal à direita:

 

Imagem: reprodução de A Tribuna de 4/9/1938

Com as mudanças, era assim que se pretendia ficasse a praça Mauá, conforme constava na edição de 26 de março de 1944 do jornal santista A Tribuna (acervo do historiador Waldir Rueda):


Foto: reprodução da matéria de 26/3/1944

A futura Praça Visconde de Mauá

O cliché oferece uma perspectiva da praça Visconde de Mauá, tal como se apresentará dentro de alguns anos, pois, de acordo com o Plano Regulador do Município, essa movimentada praça pública passará por substancial reforma de sentido urbanístico, uniformizando-se os edifícios que se levantarão à sua volta, de maneira a que apresentem um conjunto harmônico com o Paço Municipal. Quase todos os edifícios atuais serão postos abaixo, surgindo em suas áreas construções modernas, uniformes, sóbrias em suas linhas arquitetônicas, de acordo com o gabarito oficial.


Esta foto é de 1929, mostrando a Praça Mauá (no trecho onde seria erguido o prédio da Prefeitura), e ao fundo as edificações na esquina da Rua D. Pedro II com a Rua Cidade de Toledo:


Foto: acervo do internauta Ary O. Céllio, de Santos/SP

Na rara imagem abaixo, obtida na década de 1930 pelo fotógrafo José Dias Herrera (agora integrando o acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos), vê-se em destaque a frente do atual prédio dos Correios, na Rua Cidade de Toledo, entre a Rua D. Pedro II (ao fundo, com o prédio que tem no térreo o Café Carioca) e a Rua Augusto Severo (à direita). Os trilhos do bonde, no primeiro plano, seguem o alinhamento da Rua General Câmara. A praça no centro da foto (uma extensão da Praça Mauá) não existe mais: ali foi construído o prédio do Paço Municipal, inaugurado em 1939:


Foto: captura de tela, noticiário da TV Tribuna em 30 de abril de 2005 às 12h44

A imagem é identificada pela FundaSantos como parte do acervo de Sophia Pretzel Waldheim, datada de 1937:


Foto: acervo Sophia Pretzel Waldheim, na Fundação Arquivo e Memória de Santos (FundaSantos)

Este cartão postal da década de 1930 mostra em destaque o prédio do Correio e a praça que em 1939 seria ocupada pelo Palácio José Bonifácio, o Paço Municipal. Note-se ainda a presença do bonde com reboque e (à direita) de um dos primeiros semáforos manuais, controlado pelo guarda de trânsito, sobre a confluência das ruas D. Pedro II e General Câmara:


Foto: cartão postal no acervo de Miguel Betti, enviado a Novo Milênio em 28/02/2006

Os jardins ocupavam a Praça Mauá na década de 1910, como mostra este cartão-postal colorizado, bem anterior à inauguração do atual prédio da Prefeitura, que ocorreu em 1939. À direita, o Hotel e Rotisseria Sportsman, que décadas depois deu lugar ao banco Banespa:


Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem

Na época, as fotografias em preto-e-branco eram coloridas à mão para a confecção dos cartões postais. Neste, produzido pela empresa brasileira Union Postale Universelle, o artista usou outra paleta de cores. Manuscrita em inglês, a data de 20 de maio de 1913 permite identificar a época de sua circulação:


Imagem: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa

Outra imagem da Praça Mauá, publicada em 1915, já com dois grandes painéis publicitários na encosta do Monte Serrat: "Bebam Antarctica" e "Biscoitos Duchen - os melhores":


Foto: álbum Exploração do Littoral - 1ª secção - Cidade de Santos á fronteira do Estado do Rio de Janeiro, da Commissão Geographica e Geologica do Estado de S. Paulo, impresso por Typographia Brazil de Rothschild Co., S. Paulo, 1915. Acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC) de Santos. Imagem cedida pelo professor Waldir Rueda, de Santos/SP

A mesma imagem, dividida ao meio para melhor visualização:


Imagens: detalhes da foto acima

Leva para a página seguinte da série