Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fc129.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/06/17 11:53:27
Clique na imagem para voltar à página principal
BICO-DE-PENA
Desenhos de Francisco Carballa [129]

O professor Francisco Carballa registrou no papel, com lápis e caneta esferográfica, imagens de uma cidade que aos poucos foi desaparecendo, com ênfase nos detalhes arquitetônicos, característicos de um encontro de culturas que se manifestou na primeira metade do século XX.

São edificações de uso comum, comerciais e residenciais, muitas delas demolidas, raramente preservadas, e que nesses detalhes captados pelo professor revelam aspectos curiosos de uma época já desaparecida. Quando existente, a linha do bonde é registrada nos desenhos, e uma marca registrada desses trabalhos costuma ser a existência de um vidro quebrado numa janela, sempre da mesma forma:


Praça Iguatemi Martins, 216/217 e 218/219 (desenho realizado em 28 de janeiro de 2015)
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

Conforme registrou o autor, são "dois casarões do início do século XX, construídos para servir de moradia no piso superior e de comércio no térreo, para a instalação de firmas de venda de hortifrutis e legumes em geral (hoje no local funciona uma oficina mecânica). Curiosamente, o número 217/216 tem vidros franceses e o 219/218 tem vidros verdes, pequena distinção, dentro do estilo art-nouveaux tendendo ao art-decot. Devido às reformas, perderam detalhes das portas, hoje de molas. Uma das casas mantém parte do gradil e os ferros-trilho para reparar a porta do comércio e da moradia, que perdeu a porta de madeira do lado esquerdo do observador".


Detalhe do desenho acima
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

O local em agosto de 2015, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

O mesmo local em maio de 2011, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)