Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fc109.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/04/13 07:47:42
Clique na imagem para voltar à página principal
BICO-DE-PENA
Desenhos de Francisco Carballa [109]

O professor Francisco Carballa registrou no papel, com lápis e caneta esferográfica, imagens de uma cidade que aos poucos foi desaparecendo, com ênfase nos detalhes arquitetônicos, característicos de um encontro de culturas que se manifestou na primeira metade do século XX.

São edificações de uso comum, comerciais e residenciais, muitas delas demolidas, raramente preservadas, e que nesses detalhes captados pelo professor revelam aspectos curiosos de uma época já desaparecida. Quando existente, a linha do bonde é registrada nos desenhos, e uma marca registrada desses trabalhos costuma ser a existência de um vidro quebrado numa janela, sempre da mesma forma:


Avenida Visconde de São Leopoldo, 440 - "Conjunto remanescente de armazéns que já foram depósito de café e açúcar para o antigo e movimentado trecho do porto. A parte da construção com três portas do lado esquerdo (na direção do cemitério da Filosofia) foi demolida em fevereiro de 2013, para dar espaço a um novo edifício em construção, sendo incerto o que ocorrerá com o lado direito. O estilo neoclássico é forte, inclusive nas bandeiras das portas, já destituída dos gradis que compunham toda a porta externa, ficando na parte interna a madeira. A rua foi alargada na metade da década de 1970, restando apenas as construções do lado direito, e nesses antigos armazéns consta o número 440, embora existam as marcas de ter sido o número 420" (6/5/2013)
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

 

O local em maio e abril de 2011, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 4/7/2013)