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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/27/10 11:57:35
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BONDES NO BRASIL
São Gonçalo/RJ

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Na foto, um bonde elétrico fechado trafega pelo centro desta cidade fluminense, por volta de 1965. Situada nas proximidades de Niterói, São Gonçalo teve seu próprio sistema de transportes. Em 5/8/1899 a Tramway Rural Fluminense abriu uma linha de bondes a vapor desde Neves (final da linha de bondes tracionados por cavalos de Niterói) até Alcântara, que atendia  São Gonçalo nas ruas paralelas à Estrada de Ferro Leopoldina. Os bondes a vapor foram substituídos por modelos a gasolina em 15/2/1917.

Em 25/8/1910, a Companhia Cantareira e Viação Fluminense (CCVF) abriu uma linha elétrica para São Gonçalo via Avenida Dr. March. Bondes a vapor, do final da linha elétrica em Neves, e bondes elétricos, trafegando nessa avenida, se encontravam em São Gonçalo, e os veículos a vapor prosseguiam mais sete quilômetros até Alcântara.

A CCVF adquiriu a Tramway Rural Fluminense em 25/4/1921 e completou a eletrificação dessa linha em 5/7/1924. A eletrificação da parte restante da linha, de Neves a São Gonçalo, foi terminada em 25/7/1925 e assim os bondes podiam ligar a estação das Barcas em Niterói até Alcântara, numa distância de 21 km - foi uma das mais longas rotas urbanas de bondes no Brasil.

Em 1944, os veículos abertos começaram a ser transformados em bondes fechados. O bonde 521 foi o último a servir Niterói, na linha São Gonçalo via Porto Velho, em 31/6/1964.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes