Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bondem68.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/29/12 15:19:11
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO MUNDO
Hungria - Budapest

Bonde Combino Supra NF12B fabricado pela Siemens (à esquerda), que entrou em operações em Budapest em 2007, e o antigo bonde UV (à direita)

Foto: Péter Bóna, em 1/4/2006, divulgada por Wikipedia

 

Budapest foi a segunda cidade do mundo a ter metrô: a Linha Amarela, inaugurada em 20 de agosto de 1896, só foi antecedida por Londres (1863). Na imagem acima, a estação Andrássy út (Rua Andrássy), vendo-se uma interseção da rua com a linha 1 do Metrõ (Millenium Undergound Rail) abaixo do nível da rua

Foto: Wikipedia-Hungria

 

Bonde antigo no Museu de Transportes Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Bondes antigos no Museu de Transportes Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Bondes antigos no Museu de Transportes Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Bonde antigo no Museu de Transportes Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Transporte público usando tração animal em Budapest

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Bondes de Budapest, em 1898

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 

Bonde em Budapest, em 1887

Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 


Transporte em Budapest, em 1887
Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum - Szentendre

 


Funicular Castle Hill de Budapest (Budavári Sikló Siklóvasút), em foto  de 22/10/2005
Foto por Michoko, em Wikipedia

 


Funicular Castle Hill em foto de maio de 2005, vendo-se a ponte, a praça e o rio
Foto de Andrew Bossi, em Wikipedia

 


Funicular de Budapest, em 15/9/2009, vendo-se as duas passarelas de pedestres que haviam sido removidas em 1900 com a ampliação dos jardins do castelo, e foram reconstruídas na forma original em 1983
Foto de Marc J. J. Ryckaert: em Wikipedia
 

 

A capital da Hungria teve o segundo metrô mais antigo do mundo, além de bondes e funiculares. O bonde a cavalo surgiu nas ruas de Budapeste em 1866, com a criação, no ano anterior, da Pesti Közúti Vaspálya Társaság (BKVT). O Budapest Castle Hill Funicular ou Budavári Sikló liga o castelo de Buda às margens do rio na ponte Széchenyi Chain e à Praça Adam Clark, tendo sido inaugurado em 2 de março de 1870, e embora destruídos os veículos e as estações na Segunda Guerra Mundial, foram posteriormente reconstruídos.

 

A viagem pelos trilhos do mundo continua...

Carlos Pimentel Mendes