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03/OUT/2000

TRÓLEBUS DO PORTO VÃO PARA O CASAQUISTÃO

Foi realizado no dia 3/10/2000, a partir das 22 horas locais, o transporte até o porto de Leixões dos 14 trólebus simples e nove articulados - os últimos a circular na cidade do Porto, em Portugal - vendidos à cidade de Alma-Ata (Almaty), ex-capital do Casaquistão.

Segundo o especialista português em transportes Emídio Gardé, os veículos Efacec/Salvador Caetano estavam estacionados na Garagem de Areosa desde a desativação da rede de trólebus em 27 de dezembro de 1997. O horário foi escolhido de forma a evitar problemas ao tráfego na rodovia, já que a distância de 12 km Porto/Leixões é próxima à autonomia dos motores auxiliares que os veículos usaram para o transporte. Além disso, como foram usados apenas seis motoristas, houve necessidade de formar quatro comboios de seis carros, incluindo um veículo para o transporte dos motoristas na volta à cidade do Porto.

Os trólebus permaneceram dois dias no porto aguardando o embarque no navio Kapitan Yakovlev, que os transportaria ao Casaquistão. Para facilitar o transporte, os pantógrafos (varas que conectam os veículos aos cabos da rede elétrica aérea) foram retirados e colocados em seu interior, junto com materiais acessórios (motor auxiliar, eixos, diversas engrenagens etc.). No cais de Leixões, os veículos articulados passaram por processo de solda, perdendo a articulação durante o transporte, para que os guindastes encarregados de seu içamento pudessem efetuar o embarque sem o risco de os trólebus se partirem ao meio.

Museu - "Permanecerão no Porto um exemplar Efacec/Salvador Caetano de cada modelo: nº 74, simples (de 1984) e nº 167, articulado (de 1986). Eles farão parte do futuro Museu dos Troleicarros do Porto, no qual estarão também presentes o primeiro carro a circular no Porto, um BUT de 1958, nº 1 (de uma série de 20), um outro BUT, nº 23, mas de 1962 (de uma série de 6 apenas) e com 3 portas (o 1 só tem 2); o nº 49, um Lancia de 1966 e um piso (de uma série de 50) e o nº 102, um outro Lancia também de 1966 mas de dois pisos (de uma série de 25). Deste modelo, com a particularidade única a nível mundial de ter duas escadas interiores, existem dois outros exemplares, em mau estado mas recuperáveis, no exterior da Garagem (os restantes encontram-se no interior): os nºs 118 e 137", informou Emídio Gardé.

"Por uma certa ironia - comentou ele -, esta cidade que agora compra os últimos tróleis do Porto, está apostada em converter uma boa parte da sua frota de autocarros diesel em troleicarros, tendo inclusive aprovado uma join-venture para a fabricação, na própria cidade, de troleicarros Skoda, prevendo-se que fabrique até 200 tróleis nos próximos anos para as diversas cidades casaques onde circula este meio de transporte...". Aliás, a imprensa portuguesa criticou bastante a venda, já que os veículos foram oferecidos por preço simbólico àquele país asiático.

País - O Casaquistão é uma república da Ásia Central, ocupando território de 2.724.900 km² entre a Rússia e a China, com capital em Astana. Ex-integrante da União Soviética, destaca-se por abrigar o centro espacial de Baikonur, que em 1957 colocou o primeiro satélite em órbita, mantendo por vários anos a dianteira na corrida espacial com os EUA (incluindo a colocação do primeiro homem em órbita, Yuri Gagarin).

Exportador de petróleo, gás, metais ferrosos e cobre, com renda per capita equivalente a US$ 1.350, vem passando por rápida modernização, inclusive no uso da Internet, contando inclusive com cibercafés (cafés onde funcionam computadores para uso público) nas principais cidades.